
O projeto executivo para instalação de redes de captação das águas das chuvas nas partes mais baixas das Baraúnas e comunidades próximas, que há décadas sofrem com os alagamentos, foi apresentado na noite desta quinta-feira, 15, aos moradores pelo prefeito José Ronaldo de Carvalho. Ele definiu o anúncio da licitação como histórico para o bairro.
Ele afirmou que resolver o problema que aflige os moradores há tantos anos é um desafio que resolveu enfrentar com disposição. “Aqui estive outras vezes e ouvi este pedido”. Disse que é uma obra que demanda elevado recurso e disposição para atender à demanda. “Resolvemos agir e conseguimos recursos para a obra”. Agradeceu o empenho da Câmara de Vereadores, que o apoiou para conseguir os recursos necessários.
Ele explicou que a galeria central terá marco zero na Rua José Tavares Carneiro, nas proximidades do Parque da Cidade Erivaldo Cerqueira, e vai passar pela Avenida Riachuelo até o canal de macrodrenagem localizado na Avenida José de Anchieta, conhecida como Avenida de Canal. As aduelas terão cerca de dois metros de altura e a mesma medida de largura. Redes com altas capacidades de escoamentos serão instaladas nas ruas paralelas à avenida.
Para que, em períodos de aumento na vazão do canal, a água não retorne pela galeria, o leito do equipamento será rebaixado entre o seu início, nas imediações da Avenida José Falcão da Silva, até a Rua Voluntários da Pátria – em cerca de 500 metros de extensão. O investimento na obra das Baraúnas será de R$ 30 milhões.
O redirecionamento das águas das chuvas no Campo Limpo, que terá custo de R$ 40 milhões, que também vai ganhar sistema de captação destas águas para a Lagoa da Tábua, que hoje correm no sentido Parque do Geladinho, e a incrementação na rede de escoamento que existe na Galileia, segundo os estudos feitos por técnicos da Escola Politécnica da Universidade Federal da Bahia, contratada pela Prefeitura para elaborar o projeto, será a solução para os problemas de alagamento nas casas e ruas da comunidade.
Estiveram presentes à apresentação, que aconteceu na sede da associação comunitária, os secretários Joilton Freitas, da Secom, Mário Borges, chefe de Gabinete do Prefeito, Ricardo da Cunha, superintendente da SMT, o titular da PGM, Guga Leal, e o secretário interino da Semob, Rodolfo Suzarte.




