
Procuradores de Justiça e assessores jurídicos das áreas Criminal e Cível participaram ontem, dia 24, de uma oficina de capacitação cibernética promovida pela coordenação Criminal do 2º Grau em parceria com o Centro de Apoio Operacional Criminal (Caocrim) e o Núcleo de Combate aos Crimes Cibernéticos (Nucciber), que retomou a atuação especializada sobre o tema. A procuradora-geral de Justiça em exercício Norma Cavalcanti esteve na abertura da oficina e registrou a importância da capacitação para atuação dos membros do Ministério Público do Estado da Bahia.
O evento foi aberto pelo coordenador das Procuradorias Criminais, Adriani Vasconcelos Pazelli, que compôs mesa com a PGJ em exercício; com a procuradora-geral de Justiça para Assuntos Jurídicos Wanda Valbiraci; o chefe de Gabinete, promotor de Justiça Fabrício Patury; e o coordenador do Caocrim, promotor de Justiça Adalto Araújo. O coordenador do Nucciber, promotor de Justiça João Paulo de Carvalho da Costa, iniciou a oficina destacando que, atualmente, é impossível investigar crimes sem o uso de alguma ferramenta tecnológica.
João Paulo da Costa apresentou o Nucciber, assinalando que uma das funções da unidade especializada no combate a ilícitos digitais é prestar apoio jurídico às Procuradorias e Promotorias de Justiça em procedimentos que tratam de crimes praticados por meio cibernético. O promotor de
Justiça abordou ainda a era digital, apresentou informações gerais e exemplos de investigação de ilícitos cibernéticos, explanou os instrumentos de atuação criminal do Ministério Público e as técnicas básicas de investigação de crimes cibernéticos.




