
Minutos antes da partida de futebol entre Vitória e Corinthians às 16h, deste sábado (25), no Barradão, o Ministério Público do Estado da Bahia entrou em campo com a campanha ‘O cuidado não pode ficar só no off’, para alertar sobre a importância da proteção de crianças e adolescentes no ambiente digital, com a divulgação da plataforma ‘Fala, Filho’, que orienta pais, responsáveis e cuidados como abordar o tema. Vídeos e faixas da campanha foram exibidos no campo, na abertura do jogo, nos telões e no gramado. A iniciativa do Centro de Apoio Operacional da Criança e Adolescente do MPBA (Caoca) propõe uma reflexão sobre a importância da supervisão parental e do acompanhamento próximo das atividades online de crianças e adolescentes.
Além disso, o lema chama a atenção para a necessidade de ampliar para o ambiente virtual o cuidado que os responsáveis já têm no mundo físico, garantindo a proteção e o respeito aos direitos humanos também nas interações online. Ela chega ao campeonato brasileiro apoiada pela Federação Bahiana de Futebol (FBF), pela Arena Fonte Nova e pelos times do Bahia e Vitória. Essa ação terá sequência nos próximos jogos na Arena Fonte Nova e no Barradão.
De acordo com dados da pesquisa TIC Kids Online Brasil 2024, 93% das crianças e adolescentes de 9 a 17 anos no país usam a internet e quase 3 em cada 10 relataram ter vivido situações ofensivas online. O estudo também aponta contato frequente de jovens com desconhecidos e episódios de discriminação nas redes, reforçando a importância de políticas públicas e educativas de proteção digital. Além disso, segundo dados divulgados pela SaferNet Brasil, em agosto, das 76.997 denúncias anônimas de violações de direitos humanos e outros crimes no ambiente digital, registradas em 2025, 60% estão relacionadas a abuso e exploração sexual infantil — um total de 49.336 registros apenas entre janeiro e julho.
Fotos: Jailson Barbosa




