
O Ministério Público da Bahia (MPBA) participou, na quinta-feira, dia 2, do Fórum Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, realizado na Organização de Auxílio Fraterno (OAF), no bairro da Lapinha, em Salvador. A coordenadora do Centro de Apoio Operacional da Criança e do Adolescente (Caoca), promotora de Justiça Ana Emanuela Rossi, representou o procurador-geral de Justiça, Pedro Maia.
O evento reuniu representantes de órgãos públicos, sociedade civil e adolescentes para debater estratégias de mobilização, fortalecimento de políticas públicas e garantia de direitos da infância e juventude. Entre as autoridades presentes estava a secretária Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente e presidente do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda), Pilar Lacerda. A programação contou com a apresentação do projeto Democracia DCA, rodas de conversa com a sociedade civil e adolescentes, debates ampliados e apresentações sobre o Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente.
O encontro promoveu ainda a escuta ativa de adolescentes, fortalecendo o protagonismo juvenil. De acordo com a promotora Ana Emanuela, a participação do MPBA reforça o compromisso da instituição com a defesa da infância e juventude. “O Fórum é um espaço essencial para a construção coletiva de estratégias que assegurem a prioridade absoluta de crianças e adolescentes em todas as políticas públicas”, destacou. O evento foi uma realização da Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania do Governo Federal, com apoio do Fórum DCA Bahia, Fórum Nacional DCA, Conanda e da Organização de Auxílio Fraterno.




