
O Ministério Público do Estado da Bahia, por meio da Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI), promoveu ontem, dia 2, na sede da instituição no CAB, a primeira edição do ‘Prompathon’, uma maratona de inteligência artificial generativa voltada para a inovação institucional. O evento, que contou com o apoio do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf), foi realizado por representantes da Microsoft e reuniu 43 integrantes do MPBA, distribuídos em oito equipes.
Durante a abertura, a promotora de Justiça Patrícia Medrado, coordenadora da Gestão Estratégica do MPBA, destacou a importância da iniciativa para “capilarização do conhecimento sobre Inteligência Artificial no MPBA, visando o aperfeiçoamento e o avanço da atuação institucional de maneira estratégica”. Inspirado no modelo de hackathon, o encontro teve como objetivo desenvolver soluções práticas para desafios reais do MPBA, utilizando a ferramenta Copilot Web, recentemente incorporada à Instituição. As equipes multidisciplinares trabalharam ao longo do dia, apresentando propostas inovadoras para áreas como planejamento, gestão, finanças e atendimento institucional.
“A primeira edição do Prompathon representa um marco importante para o MP, pois demonstra, na prática, como a inteligência artificial generativa pode ser aplicada para resolver desafios reais do nosso dia a dia institucional. Ao reunir membros e servidores de diferentes áreas em um ambiente colaborativo, conseguimos transformar ideias em soluções concretas em poucas horas, estimulando a inovação de forma descentralizada e prática. Essa iniciativa reforça nosso compromisso com a modernização, a eficiência e o protagonismo da Instituição no uso responsável de tecnologias emergentes tal como a IA Generativa”, ressaltou o diretor de TI do MPBA, Yuri Gonzalez Araujo. A maratona foi realizada com o apoio da Microsoft e contou também com a participação da Lanlink Informática.
Para o superintendente de Gestão Administrativa (SGA), André Ribeiro, “se trata de um evento pioneiro, em forma de game, que estimula a criatividade e o trabalho em equipe e que, a partir de casos práticos e reais do dia a dia, os integrantes do MP puderam verificar quais rotinas e tarefas de trabalho, geralmente aquelas repetitivas e padronizadas, poderiam ser automatizadas com o uso da inteligência artificial generativa, melhorando processos e aperfeiçoando práticas para o melhor aproveitamento do nosso capital humano”, afirmou. O cronograma do evento incluiu a identificação de problemas institucionais pelas equipes, a elaboração de prompts e agentes de IA e a apresentação de soluções. Na ocasião, o chefe de gabinete, promotor de Justiça Fabrício Patury, ressaltou o caráter inovador da iniciativa. Ele dividiu a mesa de abertura com a promotora de Justiça Patrícia Medrado, Yuri Gonzalez Araujo, diretor da TI; e o superintendente de Gestão Administrativa André Ribeiro.
A equipe ‘Prompto Socorro’, formada por servidores da Central de Comunicação (Cecom) foi a vencedora do desafio, destacando-se pela criatividade e aplicabilidade das propostas apresentadas. A equipe julgadora foi formada pelo promotor de Justiça Rui Gomes Sanches Júnior, coordenador da Comissão de Organização e Gestão da Informação do MPBA (Cogi); a servidora Heide Souza Silva, da SGA; e Ricardo Neri Franco, secretário de Tecnologia da Informação e Modernização do Tribunal de Justiça da Bahia. Participaram do desafio os seguintes servidores:
* Prompto Socorro – equipe vencedora: Francisco Bastos, Marcelo Alves, Manuela Damaceno, Lucas Modesto e Antônio Araújo.
* Promptonários_DADM: Maria Amalia Franco, Joceval Conceição, Elza Grzesik, Mariana Pimentel, Odilon Barros e Ubirajara Lacerda.
* Agilize-se DCCL: Cilmo Cedro, Milena Nascimento, Paula Marques, Celso Pellegrini, Andreza Lima e Renato Paiva.
* CGE AvançAI – Transformando desafios em conquistas: Ana Carla Sales Martins, Gerson Yamashita, Patrícia Kathy Azevedo Medrado, Sofia Natalia da Fonseca e Tiago Afonso Sobreira Cardoso.
* DICOFIN CONFIA – Contabilidade e Finanças IA: Ivan Menezes, Diego Valentim, Lorena Rogaciano, Lucas Serra e Marcia Ritter.
* e-DEA: Fernanda Araújo, Paulo Sampaio, Ana Paula Araújo, Magdyel Rego e Sérgio Sena.
* Estrela Cadente: é só passar que alguém faz um pedido: Maria Paula Simões Silva, Clovis Oliveira Carvalho, Vanessa Pontes de Paula, Carla Baião Dultra e Gabriela Argollo Araújo Marins.
* InovaPessoas: Carlos Smith, Edmilson Pimentel, Flavia Costa, Jeane Lima, Rafael Batista e Simone Tourinho.
Crédito das fotos: Humberto Filho/Cecom MPBA



