
O Ministério Público da Bahia visitou, nesta quinta-feira, 9, o Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) para troca de experiências e informações que possam colaborar na atuação e aperfeiçoamento da tutela coletiva da segurança pública da instituição. Durante a reunião, o coordenador do Centro de Apoio Operacional de Segurança Pública e Defesa Social do MPBA (CEOSP), promotor de Justiça Hugo Casciano de Sant’Anna, destacou a importância do encontro para o controle externo da atividade policial e para a promoção de políticas de segurança pública efetivas.
Foram discutidos os protocolos de atuação do ‘Plantão de Monitoramento de Operações Policiais’, que funciona 24h por dia na no estado do Rio de Janeiro; as práticas adotadas pelo MPRJ para o controle externo da atividade policial; e o trabalho de capacitação de policiais militares nos batalhões por membros do Ministério Público. O promotor de Justiça Hugo Casciano ressaltou ainda a importância da troca de experiências entre os MPs. ‘’Cada MP tem sua vivência e história, mas muitas vezes os desafios são semelhantes. Essa interlocução com colegas de outros estados é fundamental para aprimorar ainda mais o nosso trabalho diário’’, destacou.
O promotor baiano visitou ainda o ‘Memorial Vidas Marcadas’, espaço do MP fluminense destinado a dar visibilidade e valor às vítimas de violência e a seus familiares, contribuindo para conscientizar sobre os impactos da criminalidade na sociedade e sensibilizar os integrantes do sistema de Justiça. Além disso, a comitiva também conheceu a estrutura da Coordenadoria de Segurança e Inteligência (CSI/MPRJ).
*Estagiária sob supervisão de Gabriel Pinheiro (DRT BA2233)



