Mulheres motoristas do BRT de Salvador representam capital baiana em premiação nacional na próxima quinta (25)

Foto: Bruno Concha/ Secom PMS

Reportagem: Priscila Machado/ Secom PMS

A expectativa é grande para Andréa Peneluc, de 42 anos, e Ilmara Sales, de 53, motoristas do BRT de Salvador que irão representar a capital baiana durante o Prêmio Parque da Mobilidade Urbana 2025, na próxima quinta-feira (25), no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo. 

Salvador concorre com as cidades de Itabirito (MG) e Recife (PE) na categoria Iniciativas Públicas que Inovam e Transformam, com o projeto Mulheres no Volante, uma iniciativa desenvolvida por meio das secretarias municipais de Mobilidade (Semob) e de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ) para ampliar a atuação do público feminino em segmentos profissionais do Sistema de Transporte Coletivo por Ônibus.   

“Para mim, é uma responsabilidade imensa e muito gratificante, porque eu estarei lá representando uma categoria que tem menor percentual de atuação na condução de ônibus. Espero que esse quadro seja mudado, e sinto que já está começando a mudar através desse projeto. É maravilhoso, para mim, porque eu já dirijo para pessoas há muito tempo, pois já trabalhei como motorista por aplicativo. Muitas mulheres passageiras entram no ônibus felizes, homens e senhores de idade também, que vêm e me parabenizam. É uma sensação maravilhosa”, contou Andréa Peneluc, motorista há mais de dez anos e que atua há dois meses no BRT.

Ela conta que conseguiu renovar e acrescentar a categoria D na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) graças ao projeto Mulheres no Volante. “Esse projeto transformou totalmente a minha vida. Eu conheci a iniciativa em 2023, momento em que a minha carteira estava perto de vencer, e eu estava desempregada e sem perspectiva de ter dinheiro para renová-la. Adicionar a categoria D já era um desejo meu, então esse projeto caiu como um presente de Deus”, complementou.

Colega de profissão, Ilmara Sales já está há um ano no BRT e diz adorar o que faz. “Eu me sinto lisonjeada, empoderada. Amo quando as pessoas param para falar. Uma vez eu fui parada por uma policial. Ela saiu correndo em minha direção e veio pegar na minha mão. Os passageiros também adoram, principalmente as mulheres. Elas entram cheias de orgulho e me elogiam.”

Para ela, será um orgulho representar Salvador em uma cerimônia de premiação nacional. “O que eu mais quero é que essa viagem e premiação incentivem outras mulheres para que possam também se tornar condutoras de ônibus. Estou na expectativa de conquistar esse prêmio. Acho que ele já é nosso.”

Equidade de gênero – O projeto Mulheres no Volante é desenvolvido por meio de uma parceria entre a SPMJ, a Semob e o Sest/Senat. Desde 2022, quando foi lançado, o projeto já capacitou 250 mulheres em Salvador. Destas, 110 já integram o sistema de transporte coletivo da cidade, dirigindo ônibus do BRT e do sistema municipal.

“Participar de mais uma premiação do projeto Mulheres no Volante, que é uma ação integrada com várias secretarias, mostra o quanto nós estamos diversificando a forma de fazer política de gênero e inserindo cada vez mais mulheres no mercado de trabalho em áreas que potencialmente são sempre ocupadas por homens. Então, o projeto Mulheres no Volante traz o fortalecimento, o empoderamento e a inserção da mulher num espaço que hoje é muito masculino e traz para ela a autoestima de que é possível ocupar todos os espaços com competência, com atenção e que isso é uma política pública de transformação social”, afirma a titular da SPMJ, Fernanda Lordelo.

Em março deste ano, a Prefeitura de Salvador conquistou o prêmio SmartCity Expo Curitiba Brazilian Awards 2025, na categoria Equidade Social, também com o projeto. A premiação reconhece iniciativas inovadoras e sustentáveis que buscam melhorar a qualidade de vida nas cidades e transformar desafios urbanos em soluções tecnológicas e sociais. 

Segundo o titular da Secretaria de Mobilidade (Semob), Pablo Souza, a pasta tem promovido essas articulações para poder fazer com que as mulheres, que são as principais usuárias de transporte público de Salvador, possam também se apropriar das oportunidades de empregabilidade e de inclusão social no sistema: “Portanto, hoje, temos esse projeto, que ajuda muito no posicionamento das mulheres no lugar onde elas querem estar, sem estereótipos”.

Ele destaca que também há mulheres atuando em diferentes segmentos das empresas. “Temos mulheres fazendo manutenção de ar-condicionado, mulheres fazendo a manutenção de motor, que é uma peça muito complexa. As empresas têm buscado fortalecer essa mão de obra, identificando as qualidades e o diferencial que essas profissionais trazem para o mercado de trabalho. E os rodoviários também têm mostrado um acolhimento importante para essas mulheres nesse ambiente, de uma forma respeitosa, adequada. A cidade só tem a ganhar quando há equilíbrio de gênero e equidade.”

Premiação – O Prêmio Parque da Mobilidade Urbana 2025 é promovido pela Plataforma Connected Smart Cities & Mobility, que reconhece ações inovadoras com impacto positivo na eficiência, segurança, mobilidade e inclusão social.

Considerado um dos maiores eventos de mobilidade urbana da América Latina, a premiação reúne organizações comprometidas com o desenvolvimento da mobilidade urbana sustentável, disruptiva e inclusiva e considera questões relativas a transporte público, logística urbana, trânsito, mobilidade ativa e segurança viária.

Acesse a galeria de fotos: https://comunicacao.salvador.ba.gov.br/mulheres-motoristas-do-brt-representam-salvador-em-premiacao-nacional/ . 

Fonte: Prefeitura de Salvador

#SALVADOR

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima