Municípios com preponderância dos serviços apresentam melhores desempenhos no PIB 2023

Em 2023, devido às questões metodológicas, apenas o valor total do PIB dos municípios foi divulgado, não havendo, portanto, desagregação para os grandes setores econômicos. Embora se tenha essa limitação na divulgação dos resultados, pode-se afirmar, com base no desempenho da economia baiana – Contas Regionais – e dos resultados observados acerca das atividades produtivas, que os municípios que registraram melhor desempenho econômico neste ano foram aqueles que têm suas economias baseadas no setor de serviços.

As Contas Regionais da Bahia mostraram que o setor de serviços registrou crescimento de 2,7%, totalizando R$ 245,7 bilhões, desempenho que contribuiu com o bom resultado do PIB baiano em 2023. Em decorrência desse crescimento, o setor ganhou participação na estrutura do Valor Adicionado da Bahia, passando de 62,7% em 2022 para 64,5% em 2023.

Dessa forma, tomando como base as informações apresentadas acima e os resultados gerais do PIB municipal, pode-se afirmar que o setor de serviços foi o principal determinante para a expansão das economias municipais, a exemplo do desempenho verificado em Salvador, Feira de Santana, Simões Filho e Vitoria da Conquista; esses municípios têm nesse setor o principal vetor estrutural, com particular destaque para as atividades de comércio.

Além dos citados acima é possível destacar outros municípios que tiveram bom desempenho em 2023, a exemplo de: de Gentio do Ouro, Várzea Nova, Morro do Chapéu, Xique-Xique, Biritinga e Ponto Novo. Nesses casos, esses municípios têm se destacado nos últimos anos pela geração de energia elétrica, particularmente aquelas de origem renovável – eólica e solar. Em todos eles, tem se observado um contínuo processo de ampliação do parque de geração de energia elétrica, o que tende a favorecer o crescimento do valor adicionado nesses locais – em 2023, Gentio do Ouro se posicionou entre os dez municípios que mais cresceram na região nordeste.

Outro destaque no PIB 2023 foi São Francisco do Conde, o qual registrou o maior PIB per capita da Bahia e do Nordeste, e o 2º no ranking nacional. Já Salvador manteve a posição de segunda maior economia da Região Nordeste e décima terceira entre os 5.570 municípios do Brasil.

Por fim, os dados regionalizados do PIB municipal evidenciam uma situação de extrema concentração da geração de riqueza na região nordeste. Dentre os 1.794 municípios da região, observa-se que apenas 38 deles concentram 50,0% do PIB nordestino, sendo que 11 desses municípios estão situados no estado da Bahia. Por outro lado, um total de 268 municípios geram apenas 1% da riqueza gerada na região – mais uma vez 11 desses municípios são da Bahia.

#BAHIA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima