Clima agradável, famílias reunidas e a tradicional ornamentação natalina como cenário para fotos, sorrisos e olhares encantados. Foi essa a visão para o início das apresentações do Natal Conquista de Luz 2025, neste sábado (13), na Praça Tancredo Neves.
A primeira atração a se apresentar foi o Terno de Reis Santa Bakhita, fundado em 2013, por 14 foliões, a maioria moradores do Assentamento Cedro, na região de São Sebastião. O grupo leva para os palcos a força das tradições populares, com cantigas, instrumentos musicais e a devoção que marcam uma importante tradição do Natal.
Pouco depois das 19h, o terno de reis chegou à Tancredo Neves com suas vestimentas coloridas, sons e ritmos que contagiaram a todos aqueles que passaram pelo principal cartão postal da cidade. O grupo percorreu a praça, parando para se apresentar diante do presépio montado em frente à cascata, e depois seguiu para a frente da Catedral de Nossa Senhora das Vitórias, onde se apresentaram mais uma vez, ganhando os aplausos e o reconhecimento de todos os presentes.
Mestre do Terno de Reis Santa Bakhita, Seu Sinvaldo Gomes Ribeiro está envolvido com a festa popular desde criança, quando assistia o pai e o avô, e hoje se esforça para manter a tradição viva. “O Dia de Reis é uma tradição muito boa. Eu comecei com idade de 12 anos, acompanhando meu avô, cantando reis, depois meu pai. E estou aqui até hoje, com a força de Deus, com saúde. E agora estou treinando os filhos e os netos pra não acabar com a tradição”.
Seu Sinvaldo fez questão de expressar a gratidão pela recepção do público que compareceu à praça. “Todo mundo aplaudindo, é tão bom. Fico tão satisfeito que o coração podia valer por dois nessa hora”.
Luzes e encanto
Uma outra tradição da cidade é o grande número de famílias que vão à Praça Tancredo Neves todo final de ano para visitar a iluminação de Natal, pensada pela Prefeitura Municipal para evocar paz, união e todos os sentimentos positivos relacionados ao período.
A ornamentação atrai conquistenses e visitantes que ficam encantados com o espetáculo de luzes e cores em meio a toda beleza natural da praça. Uma das pessoas que visitou o local foi a atendente Lucineide Bueno, acompanhada do esposo e da neta. Recém-chegada a Vitória da Conquista, Lucineide seguiu o conselho de uma amiga e ficou maravilhada com o ambiente que encontrou. “Eu não sou da região, me mudei de São Paulo há seis meses com minha família. Uma colega me falou que aqui é muito bonito a iluminação, e fiquei maravilhada. A minha cidade é iluminada, mas não tanto quanto aqui. Ficou muito lindo, estão de parabéns. É um serviço muito bonito, feito com muito carinho, e em frente à nossa igreja matriz, o que me alegra enquanto católica”.
- Lucineide, com o esposo Estefeson e a neta Sophia
- Ronie, com a filha Brenda e esposa Elzimara
Outra família que esteve na Tancredo Neves foi a de Ronie Oliveira, que todos os anos fica na expectativa pela ornamentação. “A decoração ficou muito bonita. É uma tradição que vale a pena para a família se reunir, para a gente sair e comemorar. Todo ano, graças a Deus, a gente sempre vem nessa data, para participar desses momentos e aproveitar”.


















































