
Foto: Bruno Concha/ Secom PMS
Texto: Ascom Dsip
Muito além do brilho das luzes e da decoração que encanta soteropolitanos e turistas, o Natal Salvador cumpre um papel fundamental de transformação social. Localizadas estrategicamente na Praça Municipal, próximo ao palco principal, 15 barracas reúnem instituições de caridade, mães de crianças atípicas, artesãos e empreendedores gastronômicos.
A iniciativa, organizada pela Prefeitura de Salvador através da Diretoria de Serviços de Iluminação Pública (DSIP/Semop), visa aproveitar o grande fluxo de visitantes atraídos pela iluminação natalina para impulsionar a geração de renda e promover a inclusão.
No local, o público encontra produtos produzidos pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), Irmã Dulce, além de projetos do Centro de Referência Socioassistencial (Cras), das Unidades de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência (UPCD) e de atendidos pelas secretarias de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (Semdec) e Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre).
Para o diretor de Iluminação Pública (Dsip), Ângelo Magalhães, as barracas são peças-chave no evento. “A iluminação cênica é o grande atrativo que traz as famílias para a rua, mas é fundamental que esse movimento gere benefícios reais para a população. Estas barracas não apenas decoram a praça, elas trazem vida, movimentam a economia local e oferecem dignidade através do trabalho. É a união perfeita entre a magia visual do Natal e o cunho social que a gestão municipal prioriza”, destaca.
A presença institucional garante visibilidade para causas importantes. O secretário da Sempre, Júnior Magalhães, reforça o caráter inclusivo da festa. “Ter a presença da UPCD e de instituições socioassistenciais é uma mensagem poderosa. O Natal de Salvador é para todos. Estamos garantindo que pessoas com deficiência e famílias em situação de vulnerabilidade não sejam apenas espectadores, mas protagonistas, ocupando espaços nobres da cidade e apresentando seus talentos e produtos”, afirma o secretário.
Para quem está atrás do balcão, o movimento do Natal representa alívio financeiro e realização pessoal. É o caso de Cibeli, vendedora de salgados e doces, que celebrou o sucesso de vendas logo nos primeiros dias.
“Ontem, eu vendi tudo e hoje vou vender tudo também. A vendagem está ótima, graças a Deus. Consigo tirar uma renda extra importante. Com o dinheiro daqui, já paguei algumas coisas essenciais: a água, a luz e o celular. Foi ótimo”, comemorou a empreendedora.
Oportunidades – O impacto vai além do financeiro; é também terapêutico. Fernando Queiroz, ligado ao Cras e à Semdec, coordena uma exposição de mosaicos produzidos por famílias em situação de extrema pobreza.
“É um projeto de inclusão social e resgate da autoestima. Embora não sejamos uma clínica, o trabalho torna-se terapêutico. Temos cerca de 150 mosaicos e o resultado é surpreendente: nos primeiros três dias de Natal, já vendemos R$ 4 mil aqui no estande. A perspectiva é muito grande até o dia 25″, relatou Fernando.
Entre as artesãs, o sentimento é de pertencimento. Virgínia Mascarenhas, que participa da feira pelo terceiro ano consecutivo, descreve a preparação minuciosa para o evento. “É o momento mais esperado do ano. É de uma gratidão imensa, uma oportunidade única. A gente se prepara e produz o ano todo, imaginando como vai ser, para poder encantar e ajudar a deixar esse Natal ainda mais bonito do que já é”, disse Virgínia.
A evolução do trabalho é visível na barraca de Patrícia, artesã que acompanha o projeto desde a primeira edição e diversificou seus produtos para atender ao público.
“Estou desde o primeiro ano e vamos procurando aprimorar, acompanhando a necessidade do cliente. Comecei com dois itens e hoje estou diversificando com costura criativa e arte em madeira. A gente já termina uma feira pensando na próxima, na expectativa de ser convidado de novo. Ficamos muito gratos por ver o Natal junto com a cidade”, finalizou.
A feira na Praça Municipal segue em funcionamento durante toda a programação do Natal Salvador 2025.
Acesse a galeria de fotos: https://comunicacao.salvador.ba.gov.br/feira-inclusiva-na-praca-municipal/ .
Fonte: Prefeitura de Salvador




