Notícia sem título

“Gostei da ação aqui no Dr. Humberto, foi muito organizado e rápido. E só tenho a agradecer à equipe do CadÚnico, porque foi um excelente atendimento. Ter esse serviço aqui foi maravilhoso, principalmente porque facilita muito para quem tem dificuldade de deslocamento.” A avaliação é de Daniela Torres, moradora do Residencial Doutor Humberto, durante uma das ações descentralizadas do Cadastro Único (CadÚnico) realizadas ao longo de 2025.

O depoimento reflete o balanço positivo das atividades do CadÚnico neste ano. Entre 1º de janeiro e 30 de novembro de 2025, o serviço contabilizou 38.410 atendimentos, consolidando-se como uma das principais portas de acesso da população aos programas sociais.

Um dos destaques de 2025 foi a descentralização dos serviços, com ações realizadas em bairros mais distantes da sede urbana e em comunidades da área rural, aproximando o atendimento das famílias em situação de vulnerabilidade. A estratégia incluiu, ainda, a oferta de atendimentos aos sábados, medida que ampliou o acesso de pessoas que não conseguem comparecer durante a semana.

Do total de atendimentos realizados no período, 28.878 foram destinados à atualização cadastral, procedimento essencial para a manutenção de benefícios sociais. Também foram efetuados 2.055 novos cadastros, garantindo a inclusão de novas famílias no sistema.

Além disso, o CadÚnico registrou 7.477 atendimentos diversos, que englobam serviços como consultas ao Sistema de Benefícios ao Cidadão (SIBEC), emissão da Carteira da Pessoa Idosa, demandas relacionadas ao Passe Livre para Pessoas com Deficiência (PCD), entre outras ações voltadas à garantia de direitos sociais.

O balanço também evidencia o trabalho das equipes em ações externas. Entre 1º de março e 30 de novembro de 2025, foram registradas 4.844 solicitações de visitas domiciliares, das quais 1.652 já foram concluídas, 280 estão em andamento. Para dar conta de toda a demanda, a Secretaria de Desenvolvimento Social, Diversidade, Igualdade Racial e Combate à Fome (Sedes) também ampliou a equipe de entrevistadores.

Com a todas as melhorias realizadas, o CadÚnico reafirma o compromisso de democratizar o acesso às políticas públicas, garantindo que mais pessoas possam se cadastrar, manter seus dados atualizados e, assim, ter acesso aos programas sociais e benefícios assegurados pelo Governo Federal.

Fonte: Prefeitura de Juazeiro

#JUAZEIRO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima