Nos dias 25 e 26 de setembro, o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) vai realizar uma série de atividades na sub-bacia do Rio Utinga. A iniciativa faz parte da campanha Dia do Rio Utinga e inclui visitas a propriedades de usuários outorgados da região, com entrega de material informativo sobre a preservação dos recursos hídricos. As ações vão acontecer nas cidades de Wagner e Utinga, com duas a três visitas por turno, contando com a participação dos usuários da bacia.
De acordo com Antônio Martins de Oliveira Rocha, diretor de Recursos Hídricos e Monitoramento Ambiental (Diram), a ideia é alertar os moradores da região sobre a crise hídrica e a importância de preservar a água. “A meta é, não apenas monitorar e regular o uso da água, mas também conscientizar os usuários sobre a importância de preservar esse recurso vital. A parceria com os agricultores, moradores e instituições da região é essencial para avançarmos na gestão eficiente das águas da região, beneficiando tanto o meio ambiente quanto a população local”, explicou.
Além das ações educativas, o Inema também vai realizar vistorias nos pontos de monitoramento hidrológico da sub-bacia do Utinga. Essa etapa faz parte de um diagnóstico para atualizar os cadastros dos usuários de recursos hídricos da área, o que será essencial para a elaboração do Plano de Trabalho focado exclusivamente nessa sub-bacia.
As atividades serão coordenadas pelos especialistas Eduardo Athayde e Roberto Max Argollo, do Inema, com apoio da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) e articulação do Comitê da Bacia Hidrográfica do Paraguaçu (CBH Paraguaçu). Os últimos detalhes da operação serão ajustados nesta terça-feira (24), em reunião com a Associação dos Agricultores da Bacia do Utinga (AABU).
O Rio Utinga, com cerca de 70 km de extensão, é uma fonte de água doce essencial para a agricultura, consumo humano e manutenção da biodiversidade. Pensando nisso, o Inema lançou a campanha “Dia do Rio Utinga”, que estabelece um dia na semana, às quartas-feiras, sem captação de água do rio, para melhorar sua disponibilidade. Há também um compromisso dos usuários em monitorar os níveis e vazões dos rios Utinga e Bonito, além da regularização cadastral dos usuários da bacia.
Sensação
Vento
Umidade