**Governo do Estado e startup abrem 10 mil bolsas em cursos de Inteligência Artificial**
O governo da Bahia, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), em parceria com a startup Digital Innovation One (DIO), está oferecendo 10 mil bolsas de estudo em cursos de Inteligência Artificial. A iniciativa faz parte do Programaê, que tem mais de três anos de atuação e já beneficiou mais de 16 mil pessoas com formações na área de tecnologia.
As inscrições estão abertas até 31 de outubro no site do governo e são voltadas a pessoas de diferentes níveis de experiência, desde iniciantes até profissionais mais avançados. Entre os novos cursos oferecidos estão “Desenvolvimento Front-end do Zero”, com 10 projetos práticos, e “Coding The Future Randstad – Backend com .NET”, voltado para o desenvolvimento back-end e deploy em nuvem.
Segundo Sócrates Santana, coordenador do Programaê, a parceria tem despertado o interesse de jovens em todo o estado. “Embora o mercado brasileiro de TI esteja em franca expansão, há um significativo déficit de formação na área. Temos uma demanda anual de 159 mil profissionais, mas apenas 53 mil profissionais são formados por ano”, afirma Santana.
Além das bolsas, o programa oferece certificação e conexão com empresas interessadas na contratação de novos talentos. A cada mês, novos bootcamps gratuitos serão lançados, com mentorias e desafios de profissionais do setor de tecnologia.
Outro destaque é a parceria da Secti com o Ministério do Trabalho e Emprego no projeto Escola do Trabalhador 4.0, que oferece 5 milhões de vagas gratuitas em 140 cursos diferentes, com inscrições pelo site específico. Quem se inscrever ganha uma licença do Pacote Office, e quem não tiver acesso à internet pode utilizar um dos 375 pontos de conexão do programa Conecta Bahia, espalhados pelo estado.
Fonte: Ascom/Secti.
Sensação
Vento
Umidade