Durante o movimento internacional Outubro Rosa, o Hospital da Mulher Maria Luzia Costa dos Santos, em Salvador, reforça a importância da prevenção e detecção precoce do câncer de mama. A doença corresponde a 25% dos casos de cânceres femininos no mundo e é a principal causa de morte por câncer em mulheres, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca). O diagnóstico precoce pode aumentar as chances de cura em até 90%, possibilitando tratamentos menos agressivos.
Dona Josefa da Silva, de 49 anos, uma das pacientes do serviço de mastologia da unidade, compartilha sua experiência: "Eu fazia os exames e estava sempre atenta. Antes mesmo do resultado do exame chegar, senti algo diferente na mama e percebi que tinha algo de errado", relatou. Após o diagnóstico, ela iniciou o tratamento com quimioterapia, passou por cirurgias e está em sessões de radioterapia. “O que tenho para dizer para todas as mulheres que estão passando por este processo é que não desistam, jamais corram. Vão à luta. Esta semana completo a quinta sessão de radioterapia e está tudo bem, graças a Deus”, disse.
Desde 2017, o Hospital da Mulher realizou 191.852 atendimentos e 16.114 cirurgias na especialidade de mastologia. “O Serviço de Mastologia do Hospital da Mulher oferece suporte multiprofissional e tecnológico em todas as etapas da prevenção, diagnóstico, tratamento e reabilitação do câncer mamário”, explica o coordenador do serviço, André Dias.
Entre os principais sintomas do câncer de mama, segundo o Inca, estão nódulos, alterações no formato do mamilo, vermelhidão, retração, alteração na pele do seio, saída de líquido pelo mamilo e caroço no pescoço ou axilas. A prevenção inclui a realização de exames periódicos, prática de atividades físicas, alimentação saudável e manutenção do peso corporal. O consumo de bebidas alcoólicas e o uso de hormônios sintéticos devem ser evitados.
Durante o mês de outubro, o hospital promoverá ações educativas para colaboradores, pacientes e acompanhantes, incluindo rodas de conversa, terapias integrativas, musicoterapia e oficinas de arte e automaquiagem. Nos dias 12 e 26 de outubro, equipes multidisciplinares realizarão atividades de conscientização em locais públicos. A Casa da Mulher também realizará uma caminhada no dia 17, com concentração na Casa de Apoio do hospital e destino no Forte Monte Serrat.
Sensação
Vento
Umidade