A Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), autarquia da Prefeitura de Feira de Santana, tem mantido ao longo dos últimos quatro anos uma taxa de resolutividade acima da média nacional, com 32,33% de conciliação. Isso significa que mais de um terço dos problemas apresentados pelos consumidores foram resolvidos diretamente no Procon, sem a necessidade de encaminhamento ao judiciário. Esse índice é considerado excelente, visto que uma taxa de 20% é analisada como positiva em todo o Brasil.
"Nos últimos três anos, o Procon de Feira de Santana resolveu aproximadamente mais de 30 mil reclamações por meio de acordos entre consumidores e empresas. Nos casos em que a solução não é alcançada na fase inicial, o processo avança para a audiência de conciliação. Se ainda assim não houver acordo, o caso pode ser encaminhado para o Judiciário, onde, em situações de abusividade nas relações de consumo, podem ser aplicadas multas para desestimular práticas irregulares", explica Maurício Carvalho, superintendente do Procon.
As principais queixas registradas pelo Procon envolvem Embasa, Coelba, agências bancárias, operadoras de telefonia celular, fornecedoras de serviços de banda larga, universidades, corretoras, distribuidoras de bebidas, lojas e supermercados.
A eficiência do serviço tem sido um diferencial para a nossa população. Com uma taxa de resolutividade acima da média nacional, estamos garantindo que os direitos dos consumidores sejam respeitados, proporcionando um serviço de excelência e contribuindo para o fortalecimento da cidadania em nossa cidade".O Procon tem dois pontos de atendimento em Feira de Santana. A sede do órgão, localizada na rua Monsenhor Renato Lobo, 1.535, Centro, e o posto avançado no Shopping Popular Cidade das Compras, situado no cruzamento das ruas Olímpio Vital e Manuel Matias, também no Centro.
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