Num intervalo de 10 dias, a eleição para prefeito de Feira de Santana, que parecia definida, se tornou incerta. Zé Neto (PT) ultrapassou José Ronaldo (União Brasil) pela primeira vez, segundo pesquisa AtlasIntel/A TARDE, e a disputa caminha para um segundo turno.
Zé Neto aparece com 46,2% das intenções de voto, enquanto José Ronaldo tem 45,1%. O terceiro colocado, Carlos Medeiros (Novo), cresceu 5,2 pontos e chegou a 6,8%. O cenário anterior, divulgado em 24 de setembro, apontava José Ronaldo com 50,7%, Zé Neto com 45% e Medeiros com 1,6%, sugerindo que a eleição poderia ser decidida no primeiro turno.
Yuri Sanches, analista da AtlasIntel, destaca que “o crescimento de Zé Neto é de um ponto, foi José Ronaldo que caiu, perdeu votos para o Carlos Medeiros”. Segundo Sanches, o maior desafio de Ronaldo é se distanciar da imagem de Colbert Martins (MDB), que enfrenta alta rejeição.
No cenário de segundo turno, Zé Neto teria 46,8% e José Ronaldo 46,1%, revelando uma disputa ainda aberta. Sanches avalia que "a corrida está extremamente aberta", mas não descarta uma definição já no primeiro turno. Ele acredita que o voto útil pode favorecer José Ronaldo.
A pesquisa também mostrou o impacto do eleitorado de Carlos Medeiros, identificado como um voto de protesto. Sanches sugere que a insatisfação com a saída de José Ronaldo da prefeitura para concorrer ao governo foi captada, mas a possibilidade de uma vitória inédita do PT pode atrair eleitores de volta a Ronaldo.
Zé Neto tem maior apoio entre os mais jovens e eleitores com ensino fundamental, enquanto José Ronaldo lidera entre os que ganham menos de R$ 2 mil. Zé Neto também cresceu entre eleitores do presidente Lula e do governador Jerônimo Rodrigues, com destaque para os 97% dos votos deste último grupo.
A pesquisa AtlasIntel/A TARDE ouviu 825 pessoas em Feira de Santana entre 29 de setembro e 4 de outubro, com margem de erro de 3 pontos percentuais.
Sensação
Vento
Umidade