Dois filmes feitos por alunos da rede estadual de ensino da Bahia serão exibidos nesta quinta-feira (10) na Mostra Geração, parte da 26ª edição do Festival do Rio. O evento, que começou no dia 3 e vai até domingo (13), é um dos mais importantes do cinema no Brasil.
O primeiro filme, "Ikhã Nákiyã – luta ancestral", foi produzido por estudantes do Colégio Estadual Indígena Coroa Vermelha, em Santa Cruz Cabrália. Já o segundo, "Evasão escolar: qualidade da educação", foi criado por alunos do Colégio Estadual Dom Climério Almeida de Andrade, em Vitória da Conquista.
Os filmes estão entre os 51 selecionados, de dentro e fora do Brasil, para a categoria "Vídeo Fórum" da Mostra Geração. O Colégio Coroa Vermelha, criado há dez anos, busca oferecer um espaço onde jovens pataxós da Aldeia Coroa Vermelha possam desenvolver diversas habilidades, incluindo a produção audiovisual. Atualmente, os alunos participam do Projeto de Agência de Notícias do Instituto Anísio Teixeira (IAT). Dentro desse projeto, cinco estudantes inscreveram o curta "Ikhã Nákiyã", de seis minutos, no Vídeo Fórum. O trabalho teve orientação da professora Shirley Pataxó.
O filme "Evasão escolar: qualidade da educação", com duração de 5 minutos e 51 segundos, foi produzido por estudantes que se formaram no Ensino Médio em 2023, sob a orientação da professora Maria Aparecida Galvão Farias. “Participar de projetos que nos fazem questionar e tomar consciência de certos assuntos que acontecem na nossa sociedade é muito gratificante", comentou Yasmin Santos Almeida, uma das autoras.
A Mostra Geração é voltada para o público infanto-juvenil e inclui o Vídeo Fórum, que exibe filmes feitos por crianças e jovens, além de promover debates. O Festival do Rio segue com o objetivo de dar visibilidade ao cinema brasileiro e criar conexões com produções internacionais.
Sensação
Vento
Umidade