A Secretaria da Educação (Seduc), por meio da Diretoria Pedagógica (Dipe) e da Coordenadoria de Currículo e Inovações Tecnológicas, realizou, na noite desta quarta-feira (28/8), no Horto Florestal Linaldo da Silva, a Feira de Saúde e Bem-Estar da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Esta iniciativa tem como objetivo ampliar o conhecimento dos estudantes da EJA, promovendo reflexões sobre conceitos de saúde e bem-estar, incentivando mudanças de hábitos e a adoção de comportamentos voltados para a prevenção de doenças e a melhoria da qualidade de vida.
A Feira de Saúde reuniu cerca de 300 estudantes, de 16 unidades de ensino da sede e da costa de Camaçari que ofertam EJA, e contou com uma programação diversificada, com momentos dedicados a rodas de conversa, relatos que evidenciam a importância de aderir a hábitos saudáveis e ao autocuidado, dicas práticas sobre alimentação e atividades físicas, apresentações culturais das escolas e muito mais.
Gerente da EJA, a professora Lucinda Araújo explica que a Feira de Saúde e Bem-Estar da EJA é a culminância de três ciclos de aulas públicas realizados com essa temática, tendo como público e protagonismo, os jovens e adultos matriculados na Rede Pública Municipal de Ensino de Camaçari. “A ideia de promover aulas públicas para EJA surge a partir do entendimento que a escola é um espaço de difusão de saberes, necessidades e aspirações dos estudantes. Com essa ação, também foi possível compartilhar informações importantes para a saúde e fortalecer as relações entre as escolas que ofertam a modalidade EJA”, afirmou.
Para os estudantes, a experiência foi muito agregadora e interessante, como avalia Marielle Emiliano, 24 anos, aluna da Escola Municipal Helena Celestino Magalhães, localizada no bairro Gravatá, sede do município. “É sempre bom aprender mais, principalmente sobre saúde e de uma forma tão participativa. Fui convidada a palestrar sobre a importância de se manter hidratado e está sendo maravilhoso. Bebam água!”, comentou a jovem, já deixando sua mensagem.
Opinião semelhante foi expressada por Adriana Ferreira, 43 anos, moradora de Vila de Abrantes, entusiasta dos esportes e aluna da Escola Municipal Eliza Dias de Azevedo, na costa. “Uma oportunidade boa para a gente conhecer outras pessoas e aprender coisas novas também. Aqui tem dicas de saúde, tem esporte, tem alimentos, tem artesanato. É muito bom aprender com os nossos professores, também fora da sala de aula. Se movimentar é bom pra saúde e hoje vamos fazer uma roda de capoeira aqui”, contou, com entusiasmo.
Sensação
Vento
Umidade