Pacientes, profissionais de saúde e o público estiveram reunidos no auditório do NH Feira de Santana, nesta quarta-feira (30), para a “Roda de Conversa: Nós Vivemos o Câncer”. O evento, promovido pelo hotel em parceria com o Grupo Baiano de Oncologia (GBO), teve como objetivo oferecer informações sobre o câncer de mama, abordando o tema de forma acessível e acolhedora.
Durante o encontro, o oncologista Samuel Afonseca, a nutricionista Victória Moreira, a psicóloga Áquila Thalita e a paciente Soraia Alcântara compartilharam experiências e perspectivas sobre a doença, apontando o impacto do psicológico do paciente como o maior desafio no tratamento. “O mais difícil não é o tratamento, é a parte psicológica; fazer com que o paciente não fique preso a doença até mesmo depois de ser curado”, destacou Samuel. A psicóloga Áquila complementou: “O maior trabalho é fazer com que o paciente não deixe de ser quem é por conta do câncer”.
A roda de conversa ressaltou que o diagnóstico de câncer de mama não significa “sentença de morte” e que as chances de cura, especialmente com diagnóstico precoce, são superiores a 90%. Participantes reforçaram a importância de iniciativas como o Outubro Rosa, que estimulam hábitos de prevenção, como atividade física, alimentação saudável e realização de exames de rotina.
Renné Silva, gerente geral do NH Feira de Santana, expressou satisfação com o evento. “Enquanto empresa que se preocupa com o bem-estar das pessoas, estamos muito satisfeitos com o resultado desta roda de conversa, por ter visto que o público atendeu ao nosso convite e, o mais importante, assimilou bem as informações que foram passadas aqui e com certeza serão multiplicadas lá fora”, afirmou.
A noite foi encerrada com a entrega de quadros às pacientes oncológicas que participaram da exposição fotográfica “Nós Vivemos o Câncer”, realizada pelo GBO.
Sensação
Vento
Umidade