Apesar do encerramento da produção de veículos em 2021, a Ford mantém investimentos estratégicos no Brasil e na Bahia. Nesta segunda-feira (25), o governador Jerônimo Rodrigues se reuniu com Carlos Galmarini, novo diretor de relações governamentais da empresa na América do Sul. O encontro, realizado no Centro Administrativo da Bahia, em Salvador, abordou os projetos do Centro de Engenharia da Ford Brasil, no Cimatec Park, em Camaçari.
“Atualmente, a Ford emprega mais de duas mil pessoas na Bahia, em parceria com o Cimatec, o que gerou meio bilhão de reais em exportação de tecnologia em 2023. É uma alegria termos essa equipe de desenvolvimento de automóveis no estado”, afirmou o governador.
O Centro de Engenharia da Ford desempenha um papel global, sendo responsável pelo desenvolvimento de 85% dos produtos da montadora no mundo. Entre as inovações criadas no Brasil, está a tecnologia One Pedal Drive, presente no carro elétrico Mustang Mach-E, que permite dirigir usando apenas o acelerador.
Galmarini destacou o crescimento do centro e anunciou a construção de um novo prédio, previsto para 2026. “Estamos investindo para expandir os espaços de desenvolvimento e treinamento de nossa equipe no Brasil”, declarou.
Além do Centro de Engenharia em Camaçari, a Ford mantém um hub de inovação em Salvador e um Centro de Testes em Tatuí, São Paulo.
Na ocasião, a empresa também entregou três veículos híbridos ao Governo do Estado, que serão utilizados em Salvador e Brasília.
Sensação
Vento
Umidade