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Jeju Air garante segurança de voo após acidente na Coreia do Sul

CEO da companhia fala sobre inspeções e medidas de segurança

31/12/2024 19h23Atualizado há 2 meses
Por: Redação

O presidente da companhia aérea Jeju Air, Kim Yi-bae, afirmou em coletiva nesta terça-feira (1°) que uma inspeção na aeronave realizada horas antes de sua queda na Coreia do Sul não identificou "qualquer problema".

Yi-bae explicou que o avião não teria recebido autorização para decolar se não tivesse passado pela aprovação da equipe de manutenção. Ele também mencionou que os pilotos foram treinados conforme os regulamentos e que a empresa possui dois simuladores de voo completos.

Durante a conferência, o presidente reconheceu que, nos últimos cinco anos, a Jeju Air foi a companhia aérea da Coreia do Sul que mais recebeu multas e enfrentou ações administrativas. Apesar disso, prometeu esforços para reforçar os procedimentos de segurança e manutenção, afirmando que "o nosso objetivo é reparar a confiança em nós, fortalecendo as nossas medidas de segurança".

No domingo (29), a aeronave estava em um voo de Bangkok com 181 pessoas a bordo quando realizou uma aterrissagem forçada no Aeroporto Internacional de Muan, resultando em duas sobreviventes, ambas da tripulação.

As investigações estão em andamento para identificar as vítimas e determinar a causa do acidente, considerado o mais grave na Coreia do Sul. As duas caixas pretas do avião estão sendo analisadas, mas a segunda apresenta problemas que dificultam a extração de dados, o que pode prolongar a apuração.

Os peritos buscam compreender por que o trem de aterrissagem do Boeing 737-800 não desceu no pouso, investigando também a possibilidade de colisão com aves e as condições climáticas. Além disso, as autoridades estão avaliando se o muro ao final da pista, contra o qual o avião colidiu, está em conformidade com os regulamentos.

A pista do Aeroporto Internacional de Muan permanecerá fechada por mais uma semana para que as equipes forenses possam recolher destroços e restos mortais das vítimas.

Na coletiva, o CEO anunciou que a Jeju Air reduzirá suas operações durante o inverno em 10% a 15%, com o intuito de intensificar a manutenção das aeronaves. Kim Yi-bae também informou que a companhia está preparando uma compensação de emergência para as famílias das vítimas e assumirá as despesas com os funerais, com o pagamento sendo enviado em breve antes da finalização dos trâmites de seguros.

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