Universidades e outras instituições de ensino superior no Reino Unido estão se afastando da rede social X, anteriormente conhecida como Twitter. A decisão é motivada pela preocupação com a disseminação de desinformação na plataforma, especialmente após os distúrbios raciais do ano passado.
Uma pesquisa realizada pela Reuters revelou que várias universidades têm diminuído a utilização do X ou optado por deixá-la completamente, seguindo o exemplo de acadêmicos que já se afastaram da rede social. O uso do X foi amplamente discutido no Reino Unido durante protestos violentos que ocorreram no ano passado.
Elon Musk, proprietário da plataforma e conselheiro do ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, fez declarações polêmicas, incluindo pedidos para a prisão do primeiro-ministro britânico, Keir Starmer. A Reuters analisou contas de mais de 150 universidades e conservatórios de arte, e constatou que muitas relataram preocupações com desinformação e a promoção de violência, além de um declínio no engajamento.
"A London Business School revisa continuamente seus canais de comunicação e decide quais utilizar com base nos níveis de engajamento efetivo do público", declarou a instituição. A última postagem da LBS no X foi em setembro, para seus 182 mil seguidores.
Além das universidades, forças policiais britânicas também diminuíram o uso da plataforma. A pesquisa indica uma tendência de saída mais ampla entre instituições públicas, embora algumas universidades ainda mantenham publicações regulares no X. Na Universidade de Cambridge, pelo menos sete das 31 faculdades pararam de publicar na plataforma.
"Sabemos que essa plataforma está se tornando cada vez mais tóxica, portanto, continuaremos a avaliar nossa presença no X e a monitorar alternativas emergentes", afirmou o Homerton College, maior faculdade da universidade por número de alunos. A Universidade de Cambridge, no entanto, declarou que ainda utiliza o X junto a outros canais.
Em Oxford, o Merton College excluiu sua conta na plataforma, enquanto a Harris Manchester fez sua última publicação em 15 de novembro, pedindo aos seguidores que a encontrassem em outras redes sociais. A Universidade de East Anglia relatou uma queda de 80% no engajamento do público no X.
O X não respondeu aos pedidos de comentário sobre essa situação. Além das universidades, vários conservatórios de artes britânicos também estão se afastando. O Royal Northern College of Music anunciou que está "conscientemente canalizando sua energia para outro lugar", enquanto o Trinity Lab, conservatório de artes cênicas de Londres, excluiu sua conta no X. A Royal Central School of Speech and Drama não publica na plataforma desde agosto.
Sensação
Vento
Umidade