Embasa 5-5
INTERNACIONAL

Incêndios florestais na Califórnia causam evacuações em massa

Chamas fora de controle atingem Los Angeles e regiões vizinhas

08/01/2025 19h57Atualizado há 2 semanas
Por: Redação

Os incêndios florestais na Califórnia, no oeste dos Estados Unidos, estão fora de controle nesta quarta-feira (8). Os ventos complicam o combate às chamas pelos bombeiros, especialmente na região de Los Angeles.

O fogo avança rapidamente, devastando áreas ao redor de Los Angeles, destruindo casas e bloqueando estradas, o que resultou na evacuação de dezenas de milhares de pessoas. Um incêndio que começou na noite anterior em uma reserva natural, a nordeste de Los Angeles, se espalhou com rapidez alarmante.

Funcionários de um centro de idosos foram obrigados a evacuar residentes em cadeiras de rodas e camas de hospital para um estacionamento, onde aguardaram por ambulâncias e vans que os levassem para a segurança. 

Outro incêndio, que começou horas antes, atingiu o bairro de Pacific Palisades, conhecido por suas residências de celebridades. Muitas pessoas em busca de refúgio abandonaram seus veículos e fugiram a pé, algumas carregando suas malas. O tráfego intenso na Palisades Drive dificultou a passagem de veículos de emergência, levando ao uso de um trator para desobstruir o caminho.

Kelsey Trainor, morador da Pacific Palisades, relatou que a única estrada de entrada e saída estava bloqueada. “Olhamos e o fogo tinha saltado de um lado da estrada para o outro. As pessoas saíam dos carros com os seus cães, bebês e sacos. Elas choravam e gritavam”, disse Trainor.

Um terceiro incêndio florestal teve início na noite de terça-feira, resultando em evacuações em Sylmar, uma comunidade no San Fernando Valley. As causas dos incêndios estão sendo investigadas.

Os ventos de Santa Ana, que atingem quase 100 quilômetros por hora, estão impulsionando as chamas, e há previsão de aumento na intensidade dos ventos.

O governador Gavin Newsom informou que mais de 1.400 bombeiros foram destacados para o combate aos incêndios. “As autoridades de emergência, os bombeiros e os socorristas trabalham durante a noite para fazer tudo o que for possível para proteger vidas”, afirmou Newsom.

O presidente norte-americano, Joe Biden, cancelou uma viagem ao interior do condado de Riverside para permanecer em Los Angeles, onde obteve informações sobre os incêndios. A Agência Federal de Gestão de Emergências aprovou um subsídio para ajudar a Califórnia a lidar com a situação.

As autoridades ainda não estimaram o número de estruturas danificadas ou destruídas, mas cerca de 30 mil pessoas estão sob ordens de evacuação e mais de 13 mil estruturas estão ameaçadas. O governador Newsom visitou a área e confirmou que muitas casas foram consumidas pelo fogo.

Na tarde de hoje, as chamas se espalharam para a vizinha Malibu, com várias pessoas recebendo atendimento por queimaduras. Um bombeiro sofreu um ferimento grave na cabeça e foi levado para um hospital. Os incêndios de Eaton, Hurst e Palisades já queimaram vastas áreas, com o de Palisades criando uma nuvem de fumaça visível em Los Angeles.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários