O projeto desenvolvido por estudantes do Colégio Estadual de Tempo Integral de Igaporã foca nas práticas de agricultura sustentável e na preservação da cultura da Comunidade Quilombola da Lapinha. Intitulado “A agricultura sustentável da Comunidade Quilombola da Lapinha do município de Igaporã”, o trabalho visa conscientizar sobre a importância da sustentabilidade e seu impacto na segurança alimentar e na valorização cultural da comunidade.
Os estudantes realizaram um levantamento das espécies cultivadas e documentaram as técnicas sustentáveis utilizadas pelos agricultores locais. Para isso, visitaram a comunidade, entrevistaram os agricultores e registraram como essas práticas contribuem para a preservação ambiental e o equilíbrio ecológico.
“Queremos que as pessoas conheçam a riqueza da cultura quilombola e percebam como o cultivo dos alimentos influencia o nosso cotidiano e o meio ambiente”, afirma Maria Clara Barros Guedes, 17 anos, uma das participantes do projeto.
A iniciativa surgiu a partir do Edital Makota Valdina, uma parceria das secretarias estaduais de Educação e da Promoção da Igualdade Racial e de Povos e Comunidades Tradicionais, que visa promover a valorização das culturas africana, afro-brasileira e indígena. O projeto está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e busca conectar ciência, cultura e práticas sustentáveis, promovendo um entendimento sobre a preservação da identidade e do meio ambiente.
Além de Maria Clara, fazem parte do projeto as estudantes Géssica da Silva Oliveira de Brito, Sarah Fernandes Amaral da Silva, Raquel Pereira da Silva e Kércia Kelly Silva Lima, sob a orientação da professora Poliana Cardoso. O grupo inscreveu o projeto na Feira de Empreendedorismo Social e Inovação da Bahia (Feciba), onde foi selecionado para a Etapa Estadual do Encontro Estudantil, realizado em Salvador. “Foi uma experiência nova e muito incrível. Tivemos a oportunidade de adquirir muito conhecimento e também compartilhar o que sabíamos”, relata Maria Clara.
A estudante destaca que a experiência com o projeto tem sido enriquecedora. “Este projeto me proporcionou grandes aprendizados sobre a cultura local, as técnicas agrícolas e a importância de preservar as tradições que foram passadas ao longo das gerações.”
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