A Polícia Civil do Paraná prendeu um policial militar da Bahia, suspeito de fazer parte de uma organização criminosa que movimentou R$ 150 milhões em três anos. Os crimes incluem extorsões mediante sequestro, tráfico de drogas e lavagem de dinheiro.
A detenção ocorreu em Curitiba durante uma operação realizada na quinta-feira (9), que envolveu as polícias da Bahia, Ceará, São Paulo e Amazonas. Além do PM, foram cumpridos outros sete mandados de prisão e 26 de busca e apreensão em cinco estados.
De acordo com o delegado Rodrigo Brown, o policial estava participando de um processo seletivo para trabalhar no porto de Paranaguá, no litoral do estado. A suspeita é de que ele pretendia se infiltrar na região para atuar no tráfico internacional de drogas.
A investigação revelou que a organização criminosa usava violência extrema para ameaçar as vítimas e exigia pagamentos altos para libertá-las. Após receber o dinheiro, o grupo realizava a lavagem da quantia e a utilizava em diversas atividades ilegais.
O delegado Brown explicou que as investigações mostraram um esquema de divisão de funções entre os membros da organização, incluindo a participação de agentes de segurança que ajudavam no planejamento e execução dos crimes. A organização também utilizava veículos e propriedades adquiridos de forma ilícita para dificultar o rastreamento pelas autoridades.
A Polícia Civil continuará investigando o grupo para identificar outros envolvidos e rastrear bens adquiridos ilegalmente.
Sensação
Vento
Umidade