Embasa 5-5
Justiça

Meta remove vídeo falso de Haddad sobre impostos em pets

Ministro desmente informações em vídeo verdadeiro nas redes sociais

10/01/2025 19h13Atualizado há 2 semanas
Por: Redação

A Meta, empresa responsável pelo Facebook, Instagram e WhatsApp, retirou de suas plataformas um vídeo manipulado que usava inteligência artificial para mostrar o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, fazendo declarações que não existem.  

A Advocacia Geral da União (AGU) enviou uma notificação extrajudicial à Meta nesta quinta-feira (9), destacando que a postagem continha informações fraudulentas. O documento afirmava que o vídeo atribuía a Haddad falas falsas "sobre a criação de um imposto incidente sobre animais de estimação e pré-natal".  

Na notificação, a AGU estipulou um prazo de 24 horas para a remoção do conteúdo. Na tarde desta sexta-feira (10), a AGU confirmou que a empresa cumpriu a solicitação. "A empresa Meta manifestou-se oficialmente por e-mail informando que fez a remoção da postagem indicada na notificação extrajudicial enviada pela AGU", declarou o órgão.  

Um levantamento feito pela reportagem confirmou que o link do vídeo não está mais acessível.  

Além disso, em um vídeo verdadeiro divulgado nas redes sociais, o ministro Fernando Haddad desmentiu as informações falsas sobre a taxação de animais de estimação e a criação de um imposto sobre o Pix, reforçando a necessidade de combater as postagens fraudulentas.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários