As chuvas que atingem diversas cidades da Região Metropolitana de Salvador e do interior da Bahia a partir da tarde desta sexta-feira (10) resultaram em alagamentos em várias áreas. Em Jaguaquara, por exemplo, moradores ficaram desabrigados devido ao temporal. A prefeitura local ainda está levantando o número exato de famílias afetadas, mas vídeos nas redes sociais mostram que a água subiu rapidamente após menos de uma hora de chuva intensa.
Lojas foram invadidas pela enxurrada e várias pessoas ficaram “ilhadas”. Um carro chegou a ser arrastado pela correnteza, e outros veículos foram cobertos pela água. O vento forte também causou destelhamentos em estabelecimentos comerciais, mas não houve registro de feridos. Em 30 minutos, o acumulado de chuva foi de 36 milímetros, e Jaguaquara está em alerta para novas chuvas no sábado (11).
Na capital, Salvador, a chuva começou na tarde de sexta-feira e deve persistir até quarta-feira (15). A Defesa Civil (Codesal) registrou mais de 25 milímetros em apenas duas horas, com 72 ocorrências, incluindo ameaças de deslizamento e desabamentos. "As pessoas precisam ficar atentas para qualquer cenário de risco...", alertou Sósthenes Macedo, coordenador da Defesa Civil.
Outras cidades da região também enfrentaram problemas. Em Pojuca, o alagamento invadiu casas, e a situação se repetiu em Catu. Em Ipirá, a chuva começou às 15h e alagou o Centro, impedindo a circulação de pedestres.
Feira de Santana, a segunda maior cidade da Bahia, também registrou alagamentos. Um canal transbordou no bairro Gabriela, invadindo uma igreja e causando desconforto aos moradores devido ao mau cheiro e falta de energia em vários bairros. A prefeitura informou que as equipes de Defesa Civil estão prontas para atender às emergências.
Sensação
Vento
Umidade