Embasa 5-5
Direitos Humanos

Brasil expressa preocupação com violações de direitos na Venezuela

Itamaraty comenta sobre a situação política e direitos humanos no país vizinho

11/01/2025 12h57Atualizado há 2 semanas
Por: Redação

O Ministério das Relações Exteriores do Brasil manifestou preocupação, neste sábado (11), com as denúncias de violações de direitos humanos contra opositores do governo de Nicolás Maduro, na Venezuela.

Em nota, o Itamaraty comentou que a inquietação do governo brasileiro aumentou após as eleições presidenciais realizadas no país vizinho em 28 de julho do ano passado. 

A nota afirma: "Embora reconheçamos os gestos de distensão pelo governo Maduro – como a liberação de 1,5 mil detidos nos últimos meses e a reabertura do Escritório do Alto Comissário de Direitos Humanos das Nações Unidas em Caracas, o governo brasileiro deplora os recentes episódios de prisões, de ameaças e de perseguição a opositores políticos".

O ministério também enfatizou que "para a plena vigência de um regime democrático, é fundamental que se garantam a líderes da oposição os direitos elementares de ir e vir e de manifestar-se pacificamente com liberdade e com garantias à sua integridade física".

Por fim, o Brasil "exorta, ainda, as forças políticas venezuelanas ao diálogo e à busca de entendimento mútuo, com base no respeito pleno aos direitos humanos com vistas a dirimir as controvérsias internas."

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários