O Ministério das Relações Exteriores anunciou, na noite desta sexta-feira (10), o fechamento temporário da fronteira da Venezuela com o Brasil até a próxima segunda-feira (13). A decisão foi tomada pelas autoridades venezuelanas.
O Itamaraty divulgou orientações para brasileiros que residem na Venezuela e que possam precisar de assistência do governo brasileiro. Esses cidadãos podem entrar em contato com os plantões consulares da Embaixada do Brasil em Caracas, pelo telefone (+58 414 3723337), e do Vice-Consulado em Santa Elena de Uairén, através do número (+58 424 9551570), ambos com Whatsapp.
Na mesma data, o presidente Nicolás Maduro tomou posse para o terceiro mandato como chefe do Executivo da Venezuela, que irá até 2031. Durante a cerimônia na Assembleia Nacional, Maduro disse que falharam em impedir sua posse.
A disputa pela presidência da Venezuela tem gerado preocupações tanto no país quanto internacionalmente. Vários países contestaram os resultados das eleições e alegaram fraude. A véspera da posse foi marcada por tensões, com trocas de acusações entre os apoiadores e opositores do governo, além da prisão de adversários políticos.
Segundo informações da Agência Brasil, na quinta-feira (9), a principal figura da oposição venezuelana, María Corina Machado, foi detida durante um protesto. O Comando Com Venezuela divulgou uma nota afirmando que ela foi forçada a gravar vídeos negando a detenção como condição para sua liberação. As autoridades alegaram que Machado criou um “factóide” para tentar desacreditar a posse de Maduro, que ocorreu nesta sexta-feira.
Três dias antes da posse, o ex-candidato à presidência Enrique Márquez, do partido Centrados, também foi preso, acusado de tentativa de golpe de Estado. O governo informou que Márquez estava planejando uma posse paralela do opositor Edmundo González a partir de uma embaixada venezuelana no exterior.
As relações entre a Venezuela e o Brasil se deterioraram com críticas do governo venezuelano, que acusou o Brasil de bloquear a entrada de Maduro no grupo do Brics durante a cúpula da organização, realizada em Kazan, na Rússia, em novembro. As tensões diplomáticas se estenderam também à Argentina e ao Paraguai.
Sensação
Vento
Umidade