Embasa 5-5
Cidades

Chuva intensa provoca alagamentos no sul da Bahia

Cidades como Itacaré e Itajuípe registram estragos causados pela chuva

11/01/2025 15h27Atualizado há 2 semanas
Por: Redação

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu neste sábado (11) um alerta laranja de chuvas intensas para quase toda a Bahia. No sul do estado, cidades como Itacaré enfrentam ventos fortes e alagamentos causados pelo acúmulo de água.

Em Itacaré, na sexta-feira (10), foram registrados alagamentos e quedas de árvores. A prefeitura informou que o acumulado de chuva na noite anterior foi de 76mm. Os alagamentos atingiram áreas como a Rua da Pituba, conhecida por atrair turistas e repleta de restaurantes e lojas.

Itajuípe foi a cidade com o maior índice de chuva na sexta-feira, acumulando 108 milímetros. Várias ruas ficaram alagadas, mas não houve relatos de feridos ou desabrigados. A prefeitura destacou que bueiros entupidos contribuíram para os alagamentos.

Em Itororó, as ruas se transformaram em rios, mas também não foram registrados desalojados. Ubatã, por sua vez, teve um acumulado de pouco mais de 30 mm em um curto período, ocasionando alagamentos.

Na manhã de sexta-feira, outras cidades da Bahia, como Jaguaquara, relataram prejuízos devido ao temporal, com moradores ficando desabrigados. A prefeitura ainda está realizando um levantamento para determinar o número exato de famílias afetadas.

O alerta do Inmet aponta que a chuva pode alcançar 100 mm por dia, com ventos variando entre 60 e 100 km/h. Há riscos associados a cortes de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas. Recomenda-se que a população evite se abrigar debaixo de árvores e estacionar veículos próximos a torres de transmissão.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários