Embasa 5-5
Cidades

Novo consórcio Rio Barcas assume transporte em fevereiro

Mudanças incluem fiscalização pelo governo e medidas ambientais

11/01/2025 19h48Atualizado há 2 semanas
Por: Redação

O novo consórcio Rio Barcas, que venceu a licitação em novembro de 2024, começará a operar o transporte aquaviário no estado do Rio em fevereiro. De acordo com o governo estadual, as embarcações e equipamentos existentes serão aproveitados, e as grades de horários e linhas permanecerão inalteradas, garantindo a continuidade do serviço para a população.

Uma das principais mudanças na nova modelagem é que o contrato será por prestação de serviço, o que assegura ao governo do Rio a responsabilidade pela fiscalização, pagamento e definição de futuros investimentos. A receita proveniente da tarifa paga pelos passageiros passará a ser do estado, enquanto o novo operador será remunerado com base na quantidade de milhas náuticas, conforme a grade atual.

Outra novidade é a obrigação do prestador de serviço em contratar um sistema de limpeza para a Baía de Guanabara. Essa medida visa contribuir para a preservação do meio ambiente e reduzir danos às embarcações, além de incluir a instalação de estações para monitoramento da qualidade do ar.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários