O novo consórcio Rio Barcas, que venceu a licitação em novembro de 2024, começará a operar o transporte aquaviário no estado do Rio em fevereiro. De acordo com o governo estadual, as embarcações e equipamentos existentes serão aproveitados, e as grades de horários e linhas permanecerão inalteradas, garantindo a continuidade do serviço para a população.
Uma das principais mudanças na nova modelagem é que o contrato será por prestação de serviço, o que assegura ao governo do Rio a responsabilidade pela fiscalização, pagamento e definição de futuros investimentos. A receita proveniente da tarifa paga pelos passageiros passará a ser do estado, enquanto o novo operador será remunerado com base na quantidade de milhas náuticas, conforme a grade atual.
Outra novidade é a obrigação do prestador de serviço em contratar um sistema de limpeza para a Baía de Guanabara. Essa medida visa contribuir para a preservação do meio ambiente e reduzir danos às embarcações, além de incluir a instalação de estações para monitoramento da qualidade do ar.
Sensação
Vento
Umidade