O brasileiro Lucas Pinheiro Braathen conquistou, neste sábado (11), a medalha de prata na etapa de Adelboden, na Suíça, da Copa do Mundo de esqui alpino. Ele ficou em segundo na prova do slalom, superado pelo francês Clement Noel, atual campeão olímpico. O bronze foi para o norueguês Henrik Kristoffersen.
No slalom, os atletas realizam duas descidas em um percurso de curvas rápidas, passando entre as "portas", que são os mastros fincados na neve. Lucas fez o tempo somado de 1min51s55, dois centésimos atrás de Noel e 13 à frente de Kristoffersen. Ele obteve o quinto melhor tempo tanto na primeira descida (55s46) quanto na segunda (56s09).
Esta foi a segunda medalha de Lucas nesta temporada da Copa do Mundo. Em dezembro, o brasileiro já havia sido prata na etapa de Beaver Creek, nos Estados Unidos, na prova do slalom gigante. Ele competirá no slalom gigante em Adelboden neste domingo (12), com a primeira descida programada para as 6h30 (horário de Brasília).
O segundo lugar rendeu 80 pontos a Lucas, que totaliza 370 pontos na temporada 2024/2025, ocupando a quarta colocação. O francês Noel, com a vitória, conquistou 100 pontos e aparece em quinto na classificação. A liderança é do suíço Marco Odermatt, com 630 pontos, seguido pelo norueguês Kristoffersen, com 570 pontos, 60 deles obtidos em Adelboden pela terceira posição.
Lucas, de 24 anos, nasceu em Oslo, na Noruega, filho de mãe brasileira. Representando o país natal, foi campeão da Copa do Mundo na edição 2022/2023, no slalom. Ele passou a defender o Brasil nesta temporada, após ter anunciado aposentadoria na anterior.
Ele estreou como atleta brasileiro em outubro, na etapa de Sölden, na Áustria, onde ficou em quarto lugar no slalom gigante. O objetivo é competir na Olimpíada de Inverno de 2026, que ocorrerá nas cidades italianas de Milão e Cortina d'Ampezzo.
Sensação
Vento
Umidade