A Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia (Sefaz-BA) disponibiliza 20 serviços por meio do portal http://ba.gov.br. O órgão é o mais ativo na plataforma de serviços do governo baiano, que visa facilitar o atendimento a contribuintes e empresas. Desde o lançamento do portal em novembro de 2023, foram registradas mais de 23 mil solicitações e, em 2024, os processos mensais relacionados à Sefaz-BA atingiram dois mil.
Com a nova interface digital, os contribuintes têm acesso a serviços essenciais de forma mais rápida, o que reduz deslocamentos e tempo de espera nas unidades físicas. Entre os serviços mais solicitados estão as isenções e imunidades do Imposto Sobre Propriedade de Veículo Automotor (IPVA) e do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), além de consultas sobre o andamento de processos.
Moisés Piropo, diretor de atendimento da Sefaz-BA, afirma que a modernização do portal representa um avanço na eficiência do atendimento ao cidadão. "Com a modernização e a ampliação dos serviços no ba.gov.br, estamos facilitando a vida do contribuinte e dando mais transparência e agilidade às demandas. Com isso, todos saem ganhando, em especial o cidadão, que é notificado pelo Whatsapp a cada atualização do processo," explica.
Os serviços disponíveis incluem solicitações de isenção de IPVA para veículos elétricos, PCD, transporte coletivo e táxis, além de restituições de IPVA e consultas sobre pagamentos e processos. O portal ba.gov.br também oferece um canal de comunicação via WhatsApp com um assistente virtual para facilitar o atendimento ao público.
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