Subtítulo: A Empresa Baiana de Águas e Saneamento realiza mais de 100 mil análises anualmente para garantir a qualidade da água distribuída aos moradores da Bahia.
A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) executa uma série de procedimentos diariamente para assegurar que a água distribuída à população esteja dentro das normas de qualidade estabelecidas pelo Ministério da Saúde. Processos de avaliação da água bruta começa desde a captação, em nascentes, leitos de rios ou barragens, passando pelas etapas de tratamento nas estações, até a análise final realizada antes da distribuição.
No ano de 2024, a Embasa conduziu 106,7 mil análises nas amostras coletadas em 20,3 mil pontos de captação ativos, localizados em redes distribuidoras e reservatórios. Parâmetros como turbidez, cor, pH e cloro residual livre são examinados a cada duas horas nas estações de tratamento para assegurar a conformidade da água tratada com os padrões regulamentados.
Para desempenhar essa função de monitoramento, a empresa conta com uma rede de 14 laboratórios de controle de qualidade. "Temos um laboratório em Salvador e 13 no interior do Estado, num total de 48 salas de teste. Nossos 192 profissionais se dedicam à análise das amostras coletadas nos 458 sistemas de abastecimento de água espalhados pelos 368 municípios onde oferecemos nossos serviços", pontua Tarciana Leonidio, gerente do Controle da Qualidade da Água e Efluentes da Embasa.
Frequências bimestrais, trimestrais e semestrais são estabelecidas para a verificação de indicadores como a presença de agrotóxicos e subprodutos da desinfecção. Caso ocorra alguma alteração, por exemplo, na cor da água, análises adicionais são realizadas e medidas são tomadas para a sua correção.
Gildeone Almeida, presidente interino da Embasa, destaca que esse trabalho contínuo garante a qualidade e eficiência dos serviços prestados pela empresa. "Esse é o nosso compromisso com a sociedade, conduzido por uma equipe altamente capacitada e atualizada com as últimas tecnologias na área", afirma.
Os resultados das análises podem ser conferidos no Sistema de Informação de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (Siságua), do Ministério da Saúde, e no site da Embasa, que publica anualmente o Relatório Anual para Informação ao Consumidor (Raic). Além disso, um resumo dessas análises é divulgado nas contas de água distribuídas. A Embasa disponibiliza também um serviço de atendimento para reclamações ou dúvidas dos consumidores, seja por telefone, por um aplicativo próprio, ou postos de atendimento da Embasa na rede SAC. Finalmente, a empresa ressalta que, após a entrega da água nos imóveis, a manutenção de sua qualidade nos reservatórios e redes internas é responsabilidade do proprietário.
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