Mais de 371 mil veículos tiveram o IPVA 2025 quitado com 15% de desconto até o dia 7 de março. Este número representa 14,7% da frota tributável do estado da Bahia, que soma 2,5 milhões de veículos. Destes, 251.171 pagamentos foram realizados no interior, e 120.667 na capital.
Para aqueles que perderam o prazo do pagamento integral antecipado, há uma nova chance de obter um desconto de 8% ao quitar integralmente o imposto no vencimento do que seria a primeira parcela. As datas de vencimento da primeira cota variam de acordo com o número final da placa do veículo e podem ser consultadas no site www.sefaz.ba.gov.br.
O calendário de vencimentos da primeira cota é: 27 e 28 de março (final 1 e 2); 29 e 30 de abril (final 3 e 4); 28 e 29 de maio (final 5 e 6); 27 e 30 de junho (final 7 e 8); e 30 e 31 de julho (final 9 e 0).
O parcelamento do IPVA na Bahia é oferecido em até cinco vezes, desde que o valor devido seja de pelo menos R$ 120,00. É importante ressaltar que o pagamento da taxa de licenciamento e multas de trânsito deve ser efetuado até o vencimento da quinta parcela. A perda do prazo da primeira cota implica na perda do direito ao parcelamento em cinco vezes.
O Detran-BA alerta que o licenciamento completo do veículo inclui o IPVA, o licenciamento anual e multas existentes. O prazo para regularização da documentação é o vencimento da quinta parcela do IPVA.
O Detran-BA informa também que o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo Eletrônico (CRLV-e) não é mais enviado pelo correio. O contribuinte deve imprimir ou gerar o arquivo digital após o pagamento total do licenciamento.
Fonte: Ascom/Sefaz-BA
Sensação
Vento
Umidade