Feira de Santana pode ser a cidade-sede dos Jogos Estudantis do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (JIIFBA), programados para o segundo semestre de 2025. O secretário Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, Cristiano Lôbo, se reuniu nesta quarta-feira (12) com a diretora-geral do IFBA, Erika Lima, e a secretária executiva do Instituto Pensar Feira, Nathalia Oliveira, para discutir o apoio da secretaria na realização do evento.
Cristiano Lôbo comentou sobre a importância dos jogos estudantis, afirmando que "proporcionam uma oportunidade para que estudantes de diferentes locais se conheçam e interajam, promovendo a integração social e cultural". Ele destacou ainda os impactos positivos que o evento pode trazer para a economia local, além de promover a cidade como um destino para futuros eventos.
Os Jogos Estudantis devem contar com a participação de aproximadamente 1.500 estudantes de diversos campi do IFBA, competindo em 13 modalidades esportivas como atletismo, judô, natação, tênis de mesa, xadrez, basquete, futsal, handebol, vôlei de praia e voleibol. A proposta do JIIFBA visa entender o esporte como um fenômeno cultural com função social, promovendo a integração e bem-estar dos participantes.
Erika Lima ressaltou que "os jogos mostram Feira de Santana para todo o Brasil" e enfatizou o impacto social do evento, que atrairá 24 caravanas com atletas e suas famílias, movimentando a cidade durante uma semana.
A competição também deve gerar um impacto econômico significativo, com uma expectativa de injeção de R$ 5 milhões na economia local ao longo dos seis dias de evento. Nathalia Oliveira comentou que "Feira de Santana tem tudo para ser referência na realização de grandes eventos" e destacou a infraestrutura da cidade para receber competições desse porte.
Demais secretarias municipais já manifestaram apoio à realização dos JIIFBA. A decisão final sobre a escolha da sede dos jogos será anunciada até março.
Sensação
Vento
Umidade