Prefeitura IPTU
----

Adolescente de Jacobina vira promessa do vôlei nacional

Ana Vitória, 17, mostra sucesso após descoberta em escola estadual.

25/02/2025 15h50Atualizado há 2 meses
Por: Redação

Ana Vitória, 17 anos, natural de Cachoeira Grande, povoado em Jacobina, brilha no voleibol após ser descoberta em 2023 pela professora Jailma Santana no Colégio Estadual Deocleciano Barbosa de Castro, em Jacobina. Com 1,93m, a jovem se destaca como central do time Sub-19 do Pinheiros Esporte Clube, em São Paulo, e é considerada uma promessa da modalidade.

Antes de ingressar no Pinheiros, Ana Vitória enfrentou desafios pessoais. Filha de Glimárcio Glitts e Maria Aparecida, ela perdeu a mãe precocemente. O esporte e a educação se tornaram fundamentais para sua superação. Atualmente, concilia treinos com os estudos do 3º ano do Ensino Médio.

“O esporte é fundamental na minha vida, não só como paixão, mas como aprendizado e superação. O apoio dos professores do Deocleciano foi essencial para que eu me tornasse mais disciplinada e focada nos meus objetivos. Quero seguir avançando no vôlei, buscando novos desafios. Aos jovens, minha mensagem é: nunca desistam dos seus sonhos, pois o esporte pode transformar vidas. Se todas as escolas incentivarem a prática esportiva, ajudarão no desenvolvimento dos jovens”, afirma Ana Vitória.

Apesar de ter começado a praticar o esporte aos 14 anos, Ana Vitória rapidamente mostrou seu potencial no Colégio Estadual. Sua altura e vontade de aprender diversas modalidades chamaram a atenção. Ao optar pelo vôlei para representar a escola nos Jogos Escolares da Bahia (JEB), sua dedicação a levou à Seleção Baiana e, posteriormente, ao Pinheiros.

A professora Jailma Santana destaca o apoio da Secretaria da Educação do Estado (SEC) ao esporte escolar, por meio do JEB, em parceria com a Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb) e a Federação Baiana de Esporte Escolar (FBEE). “O incentivo ao esporte dentro das escolas faz toda a diferença na formação dos estudantes. A história de Ana é um exemplo do impacto positivo dessas iniciativas”, ressalta a professora. A diretora Magna Maia lembra também que Ana se destacou em sala de aula, sendo eleita líder de classe.

Fonte: Ascom/SEC

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários