Helena Silva Barbosa, 18 anos, foi aprovada em Fonoaudiologia na Universidade de São Paulo (USP). Sua aprovação é resultado de sua participação em diversas olimpíadas do conhecimento, com destaque para as conquistas em Matemática, Geografia, Física e outras áreas. O processo seletivo da USP ofereceu cerca de 200 vagas para estudantes de Ensino Médio participantes de olimpíadas acadêmicas nacionais e internacionais.
O apoio da Secretaria da Educação do Estado (SEC) e da escola de Helena, o Colégio Estadual José Dantas de Souza, em Heliópolis (BA), foi fundamental para sua trajetória. “Sempre tive professores que incentivavam a nossa participação nas olimpíadas. Eles explicavam a importância e os benefícios futuros. Além disso, a escola destinava momentos específicos para as premiações e entregas de certificados a fim de incentivar outros alunos”, afirmou Helena.
Seu professor de Matemática, Aldair Coelho, ressalta a importância do incentivo aos alunos. “Sempre incentivei os estudantes a enxergarem as olimpíadas como uma porta de entrada para grandes oportunidades. Sou um entusiasta das competições de conhecimento e me empenhei em divulgar os editais de premiações e bolsas, preparar os alunos e fazê-los acreditar no seu potencial. Ver uma aluna de escola pública do interior da Bahia conseguir uma vaga na USP é extraordinário”, comentou o professor.
Helena descreveu a sua aprovação como uma grande conquista, especialmente considerando a alta concorrência. “Para o curso de Fonoaudiologia, foram disponibilizadas apenas três vagas. Além dos certificados comprovando a participação nas competições, eu tive que mandar também o histórico de conclusão do Ensino Médio, pois em caso de empate, a USP considera a média aritmética de Matemática e Português. Estou muito feliz por esta conquista e motivada para alcançar novos objetivos”, disse Helena.
Seu currículo acadêmico inclui uma Medalha de Prata na Olimpíada Canguru de Matemática (2024), medalhas de Bronze na Olimpíada Brasileira de Geografia (OBG - 2023), na Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (OBFEP - 2022) e na Maratona Tech (2023). Recebeu também Menção Honrosa na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP - 2022, 2023 e 2024) e Honra ao Mérito na Olimpíada Brasileira de Biologia (OBB - 2023 e 2024). Participou ainda da Olimpíada Brasileira de Química (OBQ - 2023 e 2024) e da Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB - 2024).
Fonte: Ascom/SEC
Sensação
Vento
Umidade