A Assembleia Legislativa da Bahia, presidida por uma mulher pela primeira vez, deve ter também uma vice do sexo feminino. O PT indicou para o cargo a deputada Fátima Nunes.
Nas composições que levaram Ivana Bastos à presidência ficou mais ou menos acertado previamente que caberia ao PT a vice-presidência, caso a eleição de Adolfo Menezes fosse invalidada pelo STF, como ocorreu.
Ontem teve reunião da Mesa Diretora, quando o segundo-vice, o deputado do PV, Marquinho Viana, reivindicou o lugar, mas o líder do governo, Rosemberg Pinto, bateu o pé e cobrou a manutenção do acordo.
Então a disputa pelo cargo ficou restrita ao PT. O deputado Zé Raimundo, de Vitória da Conquista, também almeja o posto e a decisão sai hoje.
A Câmara de Feira vai fazer amanhã a sessão em homenagem ao dia das mulheres, mas realizou ontem, por iniciativa do vereador Sílvio Dias, uma sessão especial em homenagem ao dia da mulher feirante.
Muito positivo dar visibilidade e valorizar essas pessoas que fazem parte da alma da cidade e não podem ser vistos como um estorvo, como muitas vezes se chega a dizer abertamente ou pelo menos insinuar.
Qualquer um de nós há de querer e reivindicar uma cidade limpa e organizada, mas isso pode ser feito sem prejudicar a vida de quem está na rua trabalhando para sobreviver.
E como o feirante é muitas vezes o mesmo agricultor, produtor, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais esteve presente e pediu ao presidente da Câmara, Marcos Lima, que apoie junto à prefeitura, as demandas da zona rural, como a assistência técnica, a construção de poços artesianos e cisternas, e a recuperação de lagoas.
A ministra Gleisi Hoffman tomou posse em Brasília para comandar a articulação política do governo e, consciente das desconfianças que pairam sobre sua atuação, acenou para o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, dizendo que está lá para colaborar com ele - e com os outros ministros - e fez elogios à atuação do Haddad, dizendo que as medidas econômicas estão “colocando o Brasil na rota do emprego, do crescimento e da renda".
Gleisi também adiantou qual a proposta que é prioridade para o governo passar no Congresso em 2025: a isenção de Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil.
Trata-se de uma promessa da campanha de Lula em 2022, e é sim uma medida que visa gerar um resultado eleitoral. Mas também, sem dúvida, uma questão de Justiça.
A própria Gleisi citou como exemplo uma professora que ganhe R$ 5 mil e tem que pagar 27,5% de Imposto de Renda. Segundo a ministra existe um grupo de 150 mil pessoas que mesmo ganhando muito mais que isso, pagam somente 10% de imposto.
O procurador Paulo Gonet cumpriu sua obrigação, entrando com um recurso no STF contra a decisão do ministro Dias Toffoli, que semana passada anulou os processos da Lava Jato contra o ex-ministro Antonio Palocci.
Mas o destino desse questionamento, não há porque pensar que será diferente dos que foram feitos contra decisão do mesmo Dias Toffoli, quando anulou provas obtidas na Odebrecht. Faz mais de um ano que houve recursos, mas nunca foram sequer avaliados.
Feira de Santana pode não precisar, porque tem uma estrutura administrativa grande, mas como o sinal da rádio chega a muitos municípios dessa imensa Bahia, eu termino com um lembrete aos administradores públicos para aproveitar a mãozinha que o estado promete com a burocracia nos projetos destinados ao PAC. Estão previstas obras em 346 municípios, mas o prazo de inscrição dos projetos está se aproximando do final, que é 31 de março.
Ontem 200 gestores municipais participaram de uma videoconferência que foi transmitida a partir de Brasília, com o governador Jerônimo, o ministro Rui Costa e diversos auxiliares, que deram orientações para os participantes sobre a entrega dos projetos, que podem ser nas áreas de Saúde, Educação, Ciência e Tecnologia, e Infraestrutura Social. A Casa Civil do governo estadual é quem vai ficar no papel de ajudar os municípios a formular suas propostas.
Rui Costa e Jerônimo também anunciaram de Brasília um acordo com o governo federal para construção de um hospital em Paulo Afonso.
Vai ter 165 leitos e será gerido pela Universidade Federal do Vale do São Francisco. A previsão é que a construção seja feita em 18 meses, ou seja, fica pronto no final deste mandato de Jerônimo.
Sensação
Vento
Umidade