Prefeitura 2025
GLAUCO WANDERLEY

Via Bahia vai ficando

.

12/03/2025 13h22
Por: Redação


A Via Bahia ia sair dia 31 de março, da concessão da BR 324 e de trechos da 116. Mas por enquanto fica, porque ainda não recebeu os quase 900 milhões de reais que foram acertados no acordo para ela cair fora. 

Não recebeu porque o dinheiro é parte do Orçamento da União e o Orçamento da União ainda não foi votado, está previsto para o próximo dia 19. Essa demora é porque os digníssimos congressistas usaram a votação do orçamento como forma de pressionar governo e STF por um acordo sobre as emendas, as famosas emendas parlamentares que lhes garantem verbas, influência, votos e boa vida.

O relator do orçamento, por sinal, é o senador baiano, Angelo Coronel. Ele diz que para votar ainda falta o governo indicar alterações para incluir o programa Pé de Meia, que custa R$ 12 bilhões e mais R$ 3 bilhões de vale-gás. Para entrarem estes valores, é preciso cortar outros pedaços, pra conta fechar.

Para quem pega a estrada, a diferença é que, enquanto a Via Bahia não entregar o osso, o pedágio continuará a ser cobrado. O leilão para uma nova empresa assumir a concessão só acontece em dezembro. Enquanto não entrar a nova concessionária, a manutenção das estradas será responsabilidade do DNIT, ainda que o DNIT tenha também que contratar uma empresa privada que dê conta do serviço.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários