A Bahia registrou uma expressiva redução de 86,1% nos casos prováveis de dengue em 2025, totalizando 7.816 casos até o momento, em comparação com 56.042 no mesmo período de 2024. O Governo do Estado investiu mais de R$ 23 milhões desde o ano passado em ações contra o Aedes aegypti, destinando recursos à aquisição de equipamentos, distribuição de kits para agentes de endemias e campanhas de conscientização. Operações conjuntas com o Corpo de Bombeiros ampliaram a fiscalização em áreas de difícil acesso.
A secretária da saúde do Estado, Roberta Santana, enfatizou a importância da colaboração entre os governos federal, estadual e municipal. “O Governo do Estado está aberto ao diálogo e pronto para apoiar todos os municípios. No entanto, cada ente precisa fazer a sua parte. As prefeituras devem intensificar as ações na atenção primária, garantir a limpeza urbana para eliminar criadouros e mobilizar a sociedade”, declarou Santana.
Uma nova etapa no combate à dengue será realizada entre os dias 17 e 21 de março, com uma mobilização na região sudoeste, iniciando em Vitória da Conquista. A iniciativa inclui capacitação de profissionais da saúde, aprimoramento do manejo clínico e intensificação do combate vetorial.
A abertura oficial ocorrerá no dia 17 de março, às 8h, no auditório da UFBA, em Vitória da Conquista, com a presença da secretária Roberta Santana, representantes do Cosems-BA, CES, Prefeitura de Vitória da Conquista, gestores e especialistas.
Médicos e enfermeiros de unidades públicas e privadas de Vitória da Conquista, Itapetinga, Guanambi, Brumado, Caetité e Boquira participarão de capacitação sobre manejo clínico das arboviroses, abordando identificação de sinais de alerta, tratamento de casos graves e monitoramento de óbitos. Simultaneamente, haverá capacitação sobre controle vetorial para supervisores de campo e coordenadores de endemias, focando estratégias de combate ao mosquito, técnicas de borrifação, bloqueios mecânicos e uso correto de inseticidas e equipamentos.
Sensação
Vento
Umidade