Prefeitura 2025
BAHIA

Seminário define estratégias para o Programa Mais Acesso a Especialistas na Bahia

Evento reúne representantes estaduais e federais para implementar o PMAE e otimizar o SUS baiano.

13/03/2025 15h47
Por: Redação

 

Um seminário realizado na quarta-feira (12), na Sesab, discutiu a implementação do Programa Mais Acesso a Especialistas (PMAE) na Bahia. O evento, promovido pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), Conselho Estadual dos Secretários Municipais de Saúde da Bahia (COSEMS-BA) e Ministério da Saúde, contou com a participação de membros do Grupo Condutor Estadual de Redes (GCE), Grupos de Trabalho sobre o CMAE, da Superintendência Estadual do Ministério da Saúde na Bahia e de Núcleos Regionais de Saúde.

Representantes da Sesab, COSEMS e Ministério da Saúde compuseram as mesas de apresentações e debates. Os temas incluíram dispositivos de implementação do PMAE; atuação dos Núcleos de Gestão de Regulação e Cuidados (NGR e NGC); contratualização e habilitação de serviços; Oferta de Cuidados Integrados (OCI); monitoramento e avaliação; e construção de uma agenda de implementação do PMAE na Bahia em 2025.

O subsecretário da Sesab, Paulo Barbosa, um dos mediadores do evento, destacou a importância do programa: “O funcionamento do Programa Mais Acesso a Especialistas é fundamental para reduzir filas e garantir diagnósticos mais ágeis e precisos no Sistema Único de Saúde (SUS). É um trabalho conjunto do Governo Federal, do Estado dos municípios para oferecer uma saúde pública de qualidade, ampliando o alcance do SUS em nosso estado”.

Em dezembro de 2023, o Diário Oficial da União publicou a portaria do Ministério da Saúde aprovando o plano de ação do PMAE na Bahia, com investimento superior a R$ 113 milhões. O plano visa atendimento integrado e eficiente, priorizando áreas como oncologia, cardiologia e ortopedia, e utilizando tecnologias como teleconsulta e teleconsultoria.

Os recursos destinam-se à implementação de mudanças estratégicas no SUS, alinhadas com o plano nacional que visa integrar cuidado, diagnóstico e tratamento com mais eficiência. Essa ação faz parte de um investimento maior de R$ 2,4 bilhões para todo o programa em 2025.

Fonte: Ascom/Sesab

 

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários