Rayssa Matos Silva, Anna Júlia Rodrigues da Silva e Yasmim Barbosa Lima, estudantes de Ipirá, Carinhanha e Cândido Sales, respectivamente, conquistaram o primeiro, segundo e terceiro lugares na etapa estadual. Seus projetos, “Transformando a produção: capacitação em sustentabilidade para produtores”, “Entre o Rio Carinhanha e o Rio São Francisco: o Colégio Estadual Velho Chico – Carinhanha/Bahia” e “Currículo escolar, educação e sustentabilidade: escolas do campo na luta contra queimadas”, abordarão a integração regional e as mudanças climáticas, tema central do evento. A etapa nacional ocorrerá de 27 a 29 de maio em Brasília. A etapa internacional, em Foz do Iguaçu (PR), será entre 11 e 13 de agosto, para os selecionados.
Rayssa, 17 anos, afirmou estar “imensamente feliz” e destacou o enriquecimento do processo de desenvolvimento dos projetos e o apoio da comunidade. Ela relatou: "Minhas expectativas para as próximas etapas estão altíssimas. Tenho certeza de que será uma experiência incrível, repleta de aprendizados e crescimento. Pretendo aproveitar essa oportunidade ao máximo para compreender de perto o trabalho de um parlamentar, vivenciar o dia a dia no Senado, conhecer pessoas inspiradoras, ampliar minha rede de contatos e, acima de tudo, levar esses aprendizados para meu futuro”.
Anna Júlia, também com 17 anos, disse estar “completamente feliz” por representar sua cidade e construir conhecimento com jovens de outros estados. "Passar para a Etapa Nacional, em Brasília, é um sonho realizado. Sinto-me honrada em representar minha cidade e ter a oportunidade de discutir, dialogar e construir conhecimento com jovens de outros estados. Acredito que será uma experiência incrível. Quero aproveitar e aprender o máximo para que todo o conhecimento adquirido possa ser trazido de volta para a minha comunidade, fazendo valer a pena o apoio de cada um deles. É só quando referenciamos o lugar de onde viemos que mostramos como unidos somos mais fortes e o poder transformador da educação”, declarou.
Yasmim, 17 anos, expressou sua ansiedade e entusiasmo pela participação no PJM. “Estou muito ansiosa e animada por ter sido eleita para participar de um projeto como o PJM. Também estou com ótimas expectativas. Pretendo aproveitar dos melhores jeitos possíveis. É uma grande oportunidade para adquirir mais conhecimento. Meu maior desejo é que meu projeto seja implementado nas escolas para que mais pessoas desenvolvam consciência sobre suas atitudes e o impacto que as mesmas têm no meio ambiente”, contou. Seu projeto propõe um programa educacional para escolas do campo, focando na conscientização ambiental e práticas agrícolas sustentáveis para combater queimadas.
Larissa Lima, coordenadora de Políticas Públicas para a Juventude em Processos Educacionais da Secretaria da Educação do Estado (SEC), expressou sua felicidade pela participação das estudantes. Ela destacou a articulação do PJM entre o setor educacional do Mercosul e o Ministério da Educação (MEC), incentivando estudantes do primeiro e segundo ano do Ensino Médio a participarem como parlamentares jovens. A coordenadora ainda ressaltou a importância da participação feminina e o reflexo da gestão que prioriza a participação estudantil. Larissa completou afirmando que o PJM “além de ser uma experiência de vivência prática da política e do processo decisório, é um lugar de pensar a atualidade da política, como a emergência climática, que é uma agenda do país e do mundo, pensando na COP30 e na necessidade do cuidar do nosso meio ambiente”.
Sobre o PJM: O Parlamento Juvenil do Mercosul proporciona aos jovens estudantes de redes públicas dos países membros e associados um espaço de encontro e diálogo, incentivando o protagonismo juvenil. 78 alunos foram selecionados para a etapa nacional. Os critérios incluem ser estudante do 1º ou 2º ano do Ensino Médio regular ou técnico integrado da rede pública em 2024 e ter nascido entre setembro de 2007 e julho de 2011.
Fonte: Ascom/SEC
Sensação
Vento
Umidade