A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizou na manhã do dia 13 de março, em alusão ao Dia Mundial do Rim (11 de março), uma ação no Centro Municipal do Diabético e Hipertenso (CADH). O secretário municipal de Saúde, Rodrigo Matos, participou da iniciativa voltada à comunidade.
A ação ofereceu teste rápido de creatinina por meio de coleta de sangue capilar, semelhante à aferição de glicemia. Este exame mede a função renal, com taxa ideal de 1.2 mg/dl. "Esse valor pode variar conforme o sexo e a idade da pessoa", explicou a nefrologista Érika Bião.
A médica destacou a importância do rastreamento, já que a doença renal é assintomática. "O intuito dessa campanha é esclarecer e disseminar informações sobre a saúde renal. Estudos apontam que 10% da população tem uma doença renal, mas a grande maioria das pessoas não sabem que tem um problema nos rins, porque é uma doença assintomática", afirmou Érika Bião, alertando sobre o maior risco para diabéticos e hipertensos.
O secretário Rodrigo Matos reforçou a necessidade de cuidados preventivos. "Esse é um dia de alerta à população. A insuficiência renal não dá sinais e a pessoa não sente dor. Quando descobre, a doença já está em um grau mais avançado, o que leva o paciente a precisar de hemodiálise ou outros procedimentos dialíticos. Momentos como esse, além de poder detectar a doença renal, evidencia a importância de cuidar dos rins", disse.
Além dos testes de creatinina, foram oferecidas consultas de rastreio, aferição de pressão arterial e teste de glicemia. A ação contou com a parceria da Uefs (Universidade Estadual de Feira de Santana) e o apoio do laboratório Bayer.
Sensação
Vento
Umidade