O sistema de reconhecimento facial da Secretaria da Segurança Pública (SSP) da Bahia contribuiu para a prisão de nove foragidos da Justiça nos últimos três dias. As prisões ocorreram em Salvador, Vera Cruz e Ilhéus. Os crimes pelos quais os indivíduos eram procurados incluem dívida de pensão alimentícia, furto, posse ilegal de armas, homicídio e violação sexual mediante fraude.
Em Salvador, sete pessoas foram identificadas pelo sistema e presas por policiais militares do 18º BPM, 16ª e 49ª CIPMs e do Esquadrão de Polícia Montada. O Centro Integrado de Comunicações (CICOM) forneceu os alertas para as equipes policiais. Em Vera Cruz e Ilhéus, dois foragidos foram presos por equipes do 23º BPM e 68ª CIPM, respectivamente.
Após as prisões, os indivíduos foram encaminhados à Polinter, em Salvador, e às delegacias das cidades onde foram capturados para cumprimento dos mandados judiciais.
A SSP informou que, somente em 2024, 469 pessoas foragidas foram presas graças a alertas do sistema de reconhecimento facial. Desde a implantação da tecnologia, em 2019, foram realizadas 2.855 capturas com o auxílio da ferramenta.
Fonte: Ascom/SSP
Sensação
Vento
Umidade