A Agência Estadual de Defesa Agropecuária (Adab) reforçou seu papel no desenvolvimento de agroindústrias familiares na Bahia durante o MOVE - Agroindústria Familiar da Bahia, evento realizado até 13 de julho em Feira de Santana. A agência se destacou na criação de políticas públicas de incentivo ao setor, com foco na expansão de mercado e no aprimoramento dos serviços de inspeção municipal.
"As agroindústrias de pequeno porte e familiar são de grande importância para o desenvolvimento econômico e social no estado e a Adab se orgulha em contribuir para o seu crescimento", afirmou o diretor geral da Agência, Paulo Sérgio Luz. Ele lembrou a participação fundamental da Adab na elaboração do decreto que regulamentou a Lei do SUSAF-BA, política que viabiliza a comercialização em todo o estado para agroindústrias autorizadas pelo Serviço de Inspeção Municipal (SIM).
A coordenadora de Desenvolvimento das Agroindústrias e Projetos Especiais da Adab, Maria Cristina Brito, destacou a importância do serviço de inspeção sanitária. “Além da regulamentação, que propicia condições para a abertura de novos postos de trabalho e geração de emprego e renda, o serviço de inspeção sanitária garante a oferta de alimentos seguros aos consumidores e a prevenção de doenças transmitidas por produtos de origem animal, já que os mesmos passam por um controle de qualidade higiênico-sanitária”.
A Adab também criou a Comissão para Atendimento das Agroindústrias de Pequeno Porte, Artesanal e Familiar (CAPPAF), por meio da portaria 076/2024, e regulamentou a concessão do SELO ARTE. Além disso, revisou a legislação estadual e publicou novos atos normativos para atender às especificidades do setor. Durante o evento, a equipe técnica da Adab prestou atendimento, forneceu informações e orientações sobre registros.
Fonte: Ascom/Adab
Sensação
Vento
Umidade