O Programa Universidade para Todos (UPT) oferecerá 20.110 vagas em 2025, distribuídas em 218 municípios baianos, por meio de 358 polos de funcionamento nos 27 territórios de identidade. O programa contará com a participação de 1.413 monitores, preferencialmente estudantes universitários. Uma novidade deste ano é a parceria da Universidade Federal da Bahia (Ufba), que se junta às instituições Uneb, Uesc, Uefs, Uesb, UFRB, UFSB e Ufob.
As inscrições para o UPT 2025 serão realizadas exclusivamente online, no endereço upt.educacao.ba.gov.br, entre 18 e 27 de março. O governo estadual investiu R$ 18 milhões no programa. Ao se inscrever, o candidato deverá selecionar município, turno e modalidade de aulas. A seleção será por sorteio eletrônico em 28 de março de 2025, às 9h, na SEC, com acompanhamento de representantes das universidades e órgãos da Secretaria da Educação (SEC). As aulas iniciam em 14 de abril, com o apoio de 624 profissionais.
O UPT é composto por três etapas: mobilização para o Enem, Saeb e vestibulares; fortalecimento da aprendizagem; e formação de monitores. Os candidatos podem optar por até duas vagas, escolhendo município, turno e modalidade de oferta (presencial, não presencial ou híbrida). O resultado será divulgado em 9 de abril no site upt.educacao.ba.gov.br.
As aulas, ministradas pelas universidades parceiras, incluem componentes curriculares como Português, Matemática, Física, Química, Biologia e outras disciplinas. Aos fins de semana, haverá atividades complementares como aulões, simulados e orientação profissional.
Podem participar estudantes regularmente matriculados em 2025 no 3º ano do Ensino Médio regular ou 4º ano da Educação Profissional integrada ao Ensino Médio da rede pública estadual, além de egressos do Ensino Médio estadual e municipal da Bahia.
Sensação
Vento
Umidade