O senador Otto Alencar acredita que tem a receita para resolver muitas das mazelas da política nacional: proibir a reeleição e unificar as eleições, acabar com esse negócio da gente votar a cada dois anos. Essas medidas seriam complementadas com o aumento dos mandatos. No lugar de quatro anos, cinco.
Não sei se será efetivamente solução, mas faz bastante sentido. Só que não se enxerga interesse dos políticos nessas medidas propostas pelo senador baiano.
Tanto que o próprio Otto Alencar admitiu que vem tentando há muito tempo, sem sucesso, levar essas propostas adiante, mas que agora, na presidência da Comissão de Constituição e Justiça, acha que vai conseguir.
Eu acho que não. Ou então passa no Senado, sob influência de Otto e empaca na Câmara.
Acredito que os políticos preferem o sistema atual, no revezamento das eleições, vereador apoia deputado, deputado na eleição seguinte ajuda vereador e o barco vai seguindo assim.
Otto Alencar menciona o fundo eleitoral, com bilhões de dinheiro público gasto a cada eleição como uma das maiores razões para reduzir o número de eleições e assim economizar, usar o dinheiro em algo mais essencial para a população.
O senador conversou com a imprensa sexta-feira, dia em que a Assembleia Legislativa entregou os títulos de cidadão baiano a Paulo Gonet, procurador geral da República e Dias Toffoli, ministro do STF.
Sensação
Vento
Umidade