A Secretaria da Educação do Estado (SEC) iniciou as etapas do Plano de Ação das Avaliações da Alfabetização de 2025. A iniciativa visa otimizar a execução das avaliações e a utilização dos resultados para auxiliar as gestões municipais, regionais e estadual na construção de planos estratégicos alinhados com o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA). O prazo para o cadastro de diretores e dados administrativos encerra em 21 de março.
As Avaliações da Alfabetização incluem a Avaliação de Fluência Leitora e os Ciclos Avaliativos do CNCA, monitorando estudantes do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental da rede pública regular. A participação dos municípios é voluntária, mediante adesão. O ciclo 1 iniciou em 12 de março e vai até 11 de abril. Uma live de capacitação para aplicação está agendada para 2 de abril.
Os dados coletados servirão para embasar decisões e aprimorar intervenções pedagógicas, atendendo às necessidades específicas de cada aluno. O monitoramento contínuo visa fortalecer a implementação do CNCA, assegurando a aprendizagem da leitura e escrita de forma equitativa e com qualidade em toda a rede.
O Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA), instituído pelo Decreto nº 11.556/2023, visa garantir o direito à alfabetização e prevê o monitoramento e avaliação da sua implementação por meio de avaliações sistematizadas.
Fonte: Ascom/SEC
Sensação
Vento
Umidade