As escolas da rede estadual de ensino baiana iniciaram, em 17 de março, o processo de eleição de líderes e vice-líderes estudantis para o ano letivo de 2025. A iniciativa visa promover o empoderamento juvenil e a participação na gestão escolar.
O processo eleitoral, com cronograma divulgado abaixo, será realizado em quatro etapas entre março e abril: eleições de classe, escola, município e território. Mais informações sobre líderes estudantis estão disponíveis no Portal da Educação: https://www.ba.gov.br/educacao/lider-de-classe.
Em Brejões, Kevyn Castro, 20 anos e estudante do 3º ano do Colégio Estadual Professora Helena Souza Bispo, foi eleito líder de classe pela primeira vez. “Enquanto representante da turma, pretendo reforçar a aprendizagem dos colegas, incentivando a participarem das atividades e projetos da escola. Além disso, iremos dialogar sobre as demandas e passar para a direção”, afirmou.
Em Teixeira de Freitas, a eleição mobilizou o Colégio Estadual Machado de Assis. Beatriz Medeiros, 22 anos e estudante do 3º ano, foi eleita líder pela terceira vez. “Fui vice-líder no 1º ano e líder no 2º ano. Estou muito contente em poder exercer a função de líder novamente. Para mim, ser líder é ajudar os colegas nos momentos necessários e colaborar com a gestão escolar”, declarou.
Mateus de Jesus, 17 anos e estudante do 3º ano do Colégio Estadual Alcides Afonso de Souza (Mucuri), foi eleito vice-líder. “Este ano, fui eleito vice-líder e estou animado para ouvir e solucionar as demandas, além de ajudar os meus colegas durante a minha jornada”, comentou.
O cronograma prevê a eleição de líderes de classe entre 17 e 31 de março. De 1º a 7 de abril ocorrerá a eleição dos líderes escolares. As eleições municipais serão de 8 a 18 de abril, e as territoriais, de 21 a 30 de abril.
Sensação
Vento
Umidade